Segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o plástico filme, utilizado geralmente para embalar frutas, verduras e carnes, pode transferir substâncias cancerígenas para os alimentos. Por isso, opte por recipientes que já possuem tampa e não necessitam de plástico para cobrir.
Assim como esse exemplo, há muitas outras dicas de como ser sustentável na cozinha. Além de cuidar da saúde e do bem-estar da sua família, você contribui para minimizar os impactos causados ao meio ambiente.
Da pia ao lixo, separe, recicle e preserve. Mude seus hábitos na cozinha e seja mais um a se preocupar com o planeta!
– Não jogue óleo de cozinha na pia
Você sabia que o descarte incorreto do óleo de cozinha pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente? Além de contaminar o solo, a água e o ar, ele é prejudicial a muitos animais e inclusive ao homem. Há muitas formas de descartá-lo sem causar prejuízos. Você pode, por exemplo, reutilizá-lo na produção de sabão, detergente, ração para animais e até biodiesel. Se informe e procure instituições ou pessoas que reaproveitam o óleo vegetal.
– Economize energia
Faça constantemente a manutenção de sua geladeira. Deixar esse eletrodoméstico desregulado pode consumir energia desnecessária e aumentar a conta de luz no final do mês.
– Separe o lixo
Lembre-se sempre de separar o lixo orgânico do lixo reciclável. Se seu bairro não possui coleta seletiva, leve seu lixo a um posto de coleta mais próximo.
– Guarde os alimentos em recipientes de vidro ou esmaltados
Evite guardar os alimentos em recipientes de plástico. O uso desse material, além de ser ambientalmente questionável, pode propiciar a contaminação dos alimentos.
– Cozinhe com o fogo baixo
Procure manter a temperatura no fogo mínimo. Por mais que aumente o fogo, a comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC. O fogo alto gasta mais gás e as chances de queimar a comida são maiores.