A cidade de Doha, no Catar, é palco nesta semana da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. Técnicos, especialistas e autoridades de quase 200 países debatem formas de minimizar os efeitos provocados pelas fortes mudanças de temperatura no planeta.
Mas a questão não deve estar restrita somente aos líderes. Cada um individualmente pode contribuir para a redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), que causam imensos danos à humanidade.
Enchentes, secas extremas e maremotos são alguns exemplos dos impactos causados à natureza e consequentemente às populações a partir das alterações de climas.
Atividades diárias são responsáveis por emissões pontuais de dióxido de carbono (CO2 ) na atmosfera. Confira abaixo algumas dicas e faça sua parte para reduzir estes impactos!
– Plante uma árvore
As árvores têm um papel importantíssimo na sustentabilidade do planeta. Elas retiram do ar o CO2 e devolvem oxigênio. Estimule o plantio de árvores e proporcione um ótimo benefício ao planeta.
– Utilize menos o carro
Se a distância não for muito longa, vá a pé ou de bicicleta. Para ir a lugares mais distantes, opte pelo transporte público pelo menos uma vez por semana. Cada dez quilômetros a pé equivalem a três quilos a menos de dióxido de carbono emitido na atmosfera.
– Use lâmpadas fluorescentes
Troque as lâmpadas comuns da sua casa por outras gastam menos energia e você reduzirá sensivelmente suas emissões de GEE – e também a conta de luz. Uma lâmpada fluorescente consome cerca de três vezes menos energia do que uma incandescente, e ainda pode durar até dez vezes mais.
– Pratique o consumo consciente
Evite consumir excessivamente. Cada produto que você compra gera mais gases maléficos durante a produção, além de gerar custos com transporte até a loja.
– Incentive
Apoie iniciativas locais ou globais de redução de emissões de CO2. Incentive seus amigos e familiares a fazerem o mesmo. Se cada um se preocupar com a sua pegada ecológica, o mundo inteiro é recompensado.