Arquivo

Dica de Sustentabilidade – Educação financeira começa desde cedo!

Assim como as crianças aprendem que 1 + 1 é igual a 2, elas devem saber que R$ 10,00 não são R$ 0,10. Valorizar o dinheiro e consumir conscientemente são lições que devem ser ensinadas na infância.

Mais de 60% das famílias brasileiras começaram o ano de 2013 com dívidas, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro ou seguros são os grandes vilões do endividamento.

Para não entrar nesta bola de neve, é preciso muito mais do que economizar, cortar gastos e poupar dinheiro. É importante ter um estilo de vida consciente e responsável.

E não há fase melhor para se educar financeiramente do que na infância. É neste momento que as crianças começam a construir uma estrutura que as guiará nos próximos anos de suas vidas.

Confira abaixo algumas dicas e comece a dar exemplos positivos para seus filhos! Além de fazer bem ao seu bolso, você contribui para o consumo consciente dos recursos naturais.

– Estabeleça objetivos

Ensine seu filho a planejar os gastos futuros. Ajude-o a fazer uma lista com os itens que ele precisa ou quer e incentive-o a poupar dinheiro para comprar à vista ou em poucas parcelas.

– Consuma na medida certa

Comprar tudo o que vê na frente não é uma boa opção para quem quer educar os filhos corretamente. Estabeleça limites e consuma somente o necessário. Fazer um agrado às vezes é bom, mas sempre é uma péssima escolha.

– Junte as moedas

Poupar sempre é bom. Abra você mesmo uma poupança e comece a guardar dinheiro para seu filho. Ele pode fazer o mesmo guardando as moedinhas em uma caixa. No final do mês ele terá um dinheiro extra para comprar algo que queira muito.

– Divida as responsabilidades

Assim que seu filho tiver uma renda própria, incentive-o a arcar com alguma despesa em casa. Desta forma você ensina a valorizar o dinheiro e ser responsável com as próprias contas mais tarde.