Cuba: Em busca do controle de espécies invasoras

Honduras: Plano agroflorestal destinado a 25 mil famílias

Brasil: Caçadores e madeireiros ilegais ameaçam floresta singular

Chile: Ativistas pedem investigação de danos causados pelo Rali Dacar

Venezuela: Acadêmicos pedem proteção de fauna em ilha

 

**********************************************

CUBA – Em busca do controle de espécies invasoras

Havana, 28 de janeiro de 2013 (Terramérica).- Este ano entrarão em vigor planos de manejo em áreas de Cuba para 27 espécies invasoras, como o peixe-leão, a formiga satânica e plantas como a casuarina e o marabu, analisadas por uma equipe de pesquisa nacional que propõe soluções ao seu impacto negativo em ecossistemas naturais e produtivos.

“Foi feita uma coleta de 13 espécies vegetais e 14 animais tendo em conta as que mais afetam atualmente”, informou Dalia Salabarría, coordenadora geral do projeto que se estenderá até 2017 e conta com financiamento da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Já temos três sistemas para aplicar: de informação para manejo de cada espécie, de acompanhamento sobre seu impacto e de alerta e detecção”, explicou ao Terramérica a especialista, sobre a iniciativa que pretende fornecer alternativas para que as comunidades possam controlar estas espécies e utilizá-las em seu benefício.

Estas plantas e estes animais, introduzidos de maneira voluntária ou não, desequilibram o ecossistema original que colonizam. Por isto, figuram entre as principais causas da perda de espécies autóctones. Envolverde/Terramérica

 

**********************************************

HONDURAS – Plano agroflorestal destinado a 25 mil famílias

Tegucigalpa, 28 de janeiro de 2013 (Terramérica).- O governo de Honduras anunciou a implantação de um ambicioso projeto agroflorestal comunitário e de manejo de microbacias na região norte e ocidental do país.

O programa Horizontes do Norte, do Ministério de Agricultura e Pecuária e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), chegará a cerca de 25 mil famílias assentadas em 27 municípios dos departamentos de Cortés, Atlántida e Santa Bárbara.

Arnold Sánchez, técnico do Ministério, disse ao Terramérica que os beneficiados são camponeses de poucos recursos, que receberão atenção e orientação sobre as vantagens da produção agrícola e florestal combinada e em comunidade, com especial cuidado com o meio ambiente. O projeto tem duração de seis anos e a contraparte do Fida em Honduras será o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Envolverde/Terramérica

 

**********************************************

BRASIL – Caçadores e madeireiros ilegais ameaçam floresta singular

Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 2013 (Terramérica).- Quase 150 hectares remanescentes da Mata Amazônica Atlântica, uma floresta única no Brasil, estão sob risco de degradação pela caça indiscriminada e extração ilegal de madeira, alerta o Museu Paraense Emilio Goeldi, reconhecido centro de pesquisa do país.

O diagnóstico da floresta localizada na ilha de Ipomonga, no município de Curuçá, no Pará, identificou um dossel (união das copas) de até 20 metros, com árvores de até 30 metros de altura, e 115 espécies arbóreas, duas delas na lista de ameaçadas do governo estadual.

“A região apresenta uma densa mata primária de terra firme amazônica, com uma rica flora que pode ser considerada patrimônio biológico vegetal. Esta área precisa de proteção ambiental para que esse raro testemunho vivo não se perca”, disse ao Terramérica o pesquisador Dário Amaral, que coordenou as expedições na ilha. Envolverde/Terramérica

 

**********************************************

CHILE – Ativistas pedem investigação de danos causados pelo Rali Dacar

Santiago, 28 de janeiro de 2013 (Terramérica).- Organizações da sociedade civil solicitaram aos governos de Argentina, Chile e Peru a formação de uma comissão técnica independente para determinar os efeitos negativos do Rali Dacar 2013, que envolveu esses países.

Porta-vozes das chilenas Ação Ecológica e Fundação Patrimônio Nosso, do chileno Museu Paleontológico Meyer-Hönninger e a argentina Fundação para a Defesa do Meio Ambiente disseram que informes oficiais e acadêmicos demonstram danos irreparáveis no patrimônio arqueológico e paleontológico das áreas por onde a competição passou este ano.

“Não podemos continuar lutando de forma local. Devemos nos unir e eventualmente somar outros. É necessário deixar claro quais são os custos do Rali Dacar para que, quem sabe, acabe”, disse ao Terramérica o ambientalista Luis Mariano Rendón, da Ação Ecológica.

Rendón advertiu que, se os tribunais locais não acolherem recursos interpostos em cada país, “iremos ao Tribunal Internacional de Direitos Humanos”. Envolverde/Terramérica

 

**********************************************

VENEZUELA – Acadêmicos pedem proteção de fauna em ilha

Caracas, 28 de janeiro de 2013 (Terramérica).- Biólogos de universidades da Venezuela e da organização ecologista Provita pedem que o governo crie uma zona protetora de fauna na península de Macanao, de 330 quilômetros quadrados, o terço ocidental mais árido da Ilha de Margarida, no Mar do Caribe sudeste.

A reserva “permitiria proteger a floresta seca e a fauna de 80 espécies de vertebrados que vivem na península, algumas delas em risco de extinção, como o veado caramerudo (Odocoileus margaritae), a jaguatirica (Felis pardalis), uma subespécie de coelho-da-Flórida (Sylvilagus floridanus margaritae) e várias aves”, disse ao Terramérica o zoólogo Pedro Nass, da Universidade Bolivariana na região.

Essas espécies precisam de preservação da flora xerófila, como os cactos, que em ocasiões são arrasadas por empresas de areia e que não são apenas reserva de água para o conjunto da fauna, mas também fonte de alimentação para algumas espécies de morcego, recordou Ariany García, da Provita. Envolverde/Terramérica

 

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação apoiado pelo Banco Mundial Latin America and Caribbean, realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.