Arquivo

Dica de Sustentabilidade – Pratique um turismo sustentável

Colocar o pé na estrada e visitar outras cidades. Atravessar fronteiras e conhecer novas pessoas e culturas. Seja qual for a distância, viajar é sempre revigorante e inspirador. 

Se divertir é muito bom. Aliar diversão com preservação é melhor ainda. Esta é a essência do chamado turismo sustentável, uma atividade que respeita o meio ambiente e favorece a economia local e o desenvolvimento social e econômico das comunidades.

Diversas redes hoteleiras têm adotado este conceito e incentivado seus visitantes a adotar práticas sustentáveis. Aqui no Brasil, o Ministério do Meio Ambiente desenvolve a campanha Passaporte Verde, com dicas para estimular o turista a adotar uma postura responsável no turismo.

Confira abaixo algumas dicas e faça diferente. Escolha o destino, convide os amigos ou a família e decida preservar o meio ambiente!

– Escolha o destino certo

Antes de pegar a estrada, pesquise bem o local que vai visitar. Verifique se as áreas naturais e de preservação permanente são bem conservadas, se as comunidades tradicionais têm seus direitos respeitados, se o esgoto é tratado, se o lixo tem a destinação adequada e se a cultura local é valorizada. Incentive o turismo em locais que se preocupam com as questões ambientais.

– Faça as malas

Na hora de arrumar as malas evite levar produtos que você pode comprar depois, contribuindo assim, com o comércio local. Lembre-se também de minimizar a quantidade de embalagens na bagagem. Desta forma você diminui o peso e a quantidade lixo gerada.

– Coloque o pé na estrada

Opte por meios de transporte coletivos ou, se particulares, que utilizem combustíveis menos poluentes, como o etanol, biodiesel e gás natural. Se for viajar de avião, evite percursos que exijam escalas, pois as maiores emissões ocorrem durante a decolagem e aterrissagem.

– Seja consciente

Evite o uso desnecessário de energia e água no local onde estiver hospedado. Diminua também a quantidade de produtos químicos, utilizando por mais de um dia suas toalhas de banho e rosto.

– Coopere com a limpeza do local

Não jogue lixo nas praias ou nas ruas. Recolha todos os resíduos que você produzir e separe materiais recicláveis de restos orgânicos.

– Preserve a fauna e a flora locais

Na praia, utilize protetor solar resistente à água para não poluir o mar e prejudicar a fauna marinha. Deixe pedras, flores, frutos, sementes e conchas onde você encontrou, para que outros também possam apreciá-los. Não compre animais silvestres, prefira admirá-los no seu hábitat.