Arquivo

Dica de Sustentabilidade – Quanto vale a sua água?

Hoje, 1,6 bilhão de pessoas vivem em regiões com escassez absoluta de água. Até 2025, dois terços da população mundial pode ser afetada pelas condições críticas da disponibilidade de água.

Dados científicos mostram que, apesar de o planeta Terra ser constituído por 70% de água, apenas pouco mais de 2% desse recurso está disponível para consumo humano.

Refletir sobre esse assunto é importante. Praticar ações conscientes diariamente, porém, é o que vai gerar impactos positivos agora e no futuro. Sociedade civil, entidades, empresas, organizações e autoridades devem estar em sintonia para que o planeta ganhe pontos.

No dia 22 de março, comemora-se o Dia Internacional da Água. Não espere esta data para valorizar a água que você utiliza. Comece a agir sustentavelmente agora!

– Reutilize sua água

Aproveite a água das chuvas na saída das calhas. Use-a para regar as plantas ou limpar a casa. A água da primeira lavagem das roupas também pode ser reaproveitada para outros serviços domésticos.

– Não jogue papel no vaso sanitário

Nunca use o vaso sanitário como lixeira, pois, cada vez que você aciona a descarga para se livrar de papéis ou pontas de cigarro, joga fora sem necessidade água limpa e tratada.

– Preserve

Utilize sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõem mais facilmente. Nunca jogue óleo de cozinha no ralo da pia, porque contamina os lençóis freáticos e mata a fauna aquática.

– Evite o desperdiço

Feche a torneira enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes. Só ligue o chuveiro depois de tirar a roupa. Antes de lavar a louça, limpe pratos e panelas e deixe-os de molho.

– Seja um empresário consciente

Conscientize seus funcionários sobre a utilização de água sem excessos. Procure novas tecnologias que minimizam a quantidade de água utilizada no processo industrial de sua empresa. Reutilize este recurso e seja uma empresa que se preocupa efetivamente com o meio ambiente.

– Mobilize-se

Apoie iniciativas de conscientização sobre o uso adequado da água. Participe de debates sobre o assunto e informe-se. Quanto mais ligado você estiver, mais ações poderá cobrar das autoridades locais.