Noticias

Ajude-nos a melhorar a eficiência da sua geladeira!

Por Clauber Leite* – 

No início do mês a contribuição do Idec à Envolverde tratou da proposta de revisão das regras do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) das geladeiras e freezers colocada em consulta pública pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Reconhecemos que o assunto é um pouco técnico, então pedimos desculpas por voltar a ele… o fato é que a consulta pública está terminando, mas ainda dá tempo de você, leitor, fazer parte dela.

Vale lembrar que, se o novo sistema proposto pelo Inmetro for adotado, em 2026 a nova classe A da classificação do PBE será um refrigerador que hoje já não poderia ser vendido na Índia, México e Quênia e, em 2025, provavelmente não poderá ser vendido em lugar nenhum do mundo que não seja o Brasil.

Além disso, o país poderá levar mais cinco anos para alcançar padrões que já são regra há anos nos países mais desenvolvidos — a um custo para os brasileiros da ordem de R$ 52 bilhões até 2030, segundo cálculos das ONGs CLASP e International Energy Initiative – IEI Brasil para a Rede Kigali. O número representa a perda que os consumidores terão com a conta de luz pelos próximos dez anos se comprarem refrigeradores ineficientes devido ao atraso na revisão das etiquetas.

Para evitar parte significativa dessas perdas, o Inmetro precisa adotar, já a partir de 2022, os critérios do Energy Star de 2014, padrão internacional de consumo eficiente, para a faixa “A” da etiqueta e mantendo a classificação nas faixas de A a E. Numa segunda fase, em 2024 esse padrão seria harmonizado com o da United for Efficiency (U4E, liderado pelas Organização das Nações Unidas), mais rigoroso, mas alinhado às recomendações para países em desenvolvimento e plenamente factível para o mercado brasileiro.

A proposta completa do Idec e uma sugestão de contribuição à consulta pública, que está aberta até 25 de maio, estão disponíveis em: https://idec.org.br/noticia/participe-de-consulta-publica-para-tornar-geladeiras-mais-eficientes

Confira se está de acordo com nossa proposta e envie sua contribuição hoje mesmo. Contamos com
sua participação!

*Clauber Leite é coordenador do Programa de Energia e Sustentabilidade do Idec.

#Envolverde

catarse