Serasa estima que a decisão possa reduzir a inadimplência em 45%.
A câmara de deputados aprovou por medida provisória (MP) a criação do cadastro positivo, que deve reunir aqueles que pagam todos os seus gastos em dia. A medida deve beneficiar consumidores e empresários, já que levará a uma redução no custo da concessão de crédito, diminuição a inadimplência e maior agilidade na hora da pedir financiamentos.
O encontro que marcou a assinatura do documento que valida a MP contou com representantes de instituições dos setores empresarial e do comércio. O Sebrae deve apresentar aos senadores um posicionamento em relação a essa medida. A ideia é tentar criar uma legislação que beneficie micro e pequenas empresas.
O crédito pode ser muitas vezes considerado uma armadilha. Com um cadastro de bons pagadores, o que se espera é um estímulo ao pagamento em dia, e que o consumidor evite entrar em dívidas.
Mesmo estando em inadimplência no momento consultado, o cadastro vai levar em conta o histórico do contribuinte. A Serasa estima que a decisão possa reduzir a inadimplência em 45%. O Brasil é o único país do BRIC e do G20 que ainda não tem o Cadastro Positivo. No México, o banco de informações gerou uma redução em até 30% o custo do crédito ao consumidor.
* Com informações do UOL, Alterdata e INCorporativa.
** Publicado originalmente no site As Boas Novas.