“Uma leitura para todos os interessados em pensar e refletir sobre a liderança para a sustentabilidade nas empresas”, assim definiu o jornalista Ricardo Voltolini, ao falar de seu novo livro Conversas com Líderes Sustentáveis (editora Senac-SP), que será lançado no dia 2 de junho.
Fruto de um processo de imersão do autor no tema “liderança sustentável”, o livro traça o perfil de líderes que implantaram a sustentabilidade em seu modelo de negócio e mostraram que isso pode dar certo. Presidentes consagrados como Fábio Barbosa (Santander) e Guilherme Leal (Natura), contam suas experiências de sucesso e convidam jovens líderes a se inspirarem.
Juntamente com o lançamento do livro, será dada a largada para um novo projeto, também idealizado por Ricardo, a Plataforma Liderança Sustentável. Será um portal que reunirá depoimentos, histórias e experiências, tanto de grandes líderes, quanto de jovens empreendedores. “O objetivo é disseminar o pensamento da sustentabilidade e incentivar novos talentos”, explica Ricardo. No evento de lançamento estarão presentes todas as lideranças citadas no livro. Eles farão pequenos depoimentos, que serão gravados, e como um pontapé inicial, os filmes alimentarão o novo portal.
Ricardo Voltolini é publisher da revista Ideia Sustentável, diretor da consultoria Ideia Sustentável e atua no ramo há mais de 13 anos. Ele concedeu uma entrevista à Envolverde, onde conta um pouco de sua experiência na produção do novo livro. Veja abaixo a íntegra da entrevista.
Envolverde – Como surgiu a ideia do livro?
Ricardo Voltolini – O livro começou a nascer em 2007, quando a revista Ideia Sustentável publicou um ensaio sobre Liderança para a Sustentabilidade. A matéria levou três meses para ser produzida. Mergulhei pessoalmente no tema com um interesse de investigação. Uma das conclusões do ensaio, após dezenas de entrevistas com líderes empresariais, foi que um líder que pensa e age com valores de sustentabilidade faz toda diferença para a inserção do conceito na cultura e na estratégia do negócio. Olhar o tema pela ótica da sustentabilidade, educar stakeholders, comunicar adequadamente estratégias são fatores distintivos nesse processo.
Não foi difícil concluir, portanto, que estes líderes têm um perfil diferenciado. Eles agem, pensam e tomam atitudes de um jeito diferente. Mais do que isso, têm crenças muito firmes que orientam suas decisões. Foi justamente o desejo de investigar as variáveis desse perfil que me levou a escrever o livro. Na primeira parte, faço um amplo apanhado teórico da discussão da liderança, contextualizando-a a partir dos desafios atuais da sustentabilidade e com base em ideias de pensadores como Peter Drucker, Charles Handy, Peter Senge, John Naisbitt e Waine Visser. Mas, desde o início, minha intenção sempre foi fazer com que as histórias dos líderes retratados servissem de inspiração para jovens líderes que querem utilizar a sustentabilidade como driver.
Envolverde – Baseado em que critérios foi feita a seleção dos líderes?
R.V. – Usei como critério básico a reputação pública do líder e uma clara e percebida relação com o tema da sustentabilidade. Todos os escolhidos, cada qual em sua categoria, são líderes com uma história reconhecida de envolvimento com o tema na gestão do negócio. Fábio Barbosa (Santander), Guilherme Leal (Natura), Luiz Ernesto Gemignani (Promon), Franklin Feder (Alcoa), José Luciano Penido (Fibria), Kees Kruythoff (Unilever), Paulo Nigro (Tetra Pak), Miguel Krigsner (O Boticário), Héctor Núñes (ex-Walmart) e José Luiz Alquéres (ex-Light) não começaram ontem. São porta-vozes do conceito. Para chegar a esses personagens, usei minha observação pessoal como consultor de sustentabilidade há 13 anos. Acompanho a maioria deles, portanto, há algum tempo. No caso dos que não conhecia pessoalmente, tomei o cuidado de consultar outros especialistas, buscando garantir que obteria perfis realmente interessantes.
Envolverde – Você acredita que o mercado brasileiro está preparado para este tipo de liderança?
R.V. – Acredito que o mercado precisa desse tipo de liderança. E ela não está brotando em árvore. O tema da sustentabilidade está posto. É item relevante na agenda de qualquer empresa séria no início da segunda década do século. Mas ainda há muito líder que acredita que sustentabilidade e rentabilidade são incompatíveis, que enxerga no conceito uma utopia inconciliável com o sistema capitalista, que trata o tema como de segunda linha, que age mais por conveniência do que convicção. Os melhores líderes em sustentabilidade fazem acontecer a mudança, inserem o tema na estratégia, criam cultura. São os que fomentam ambientes permeáveis ao surgimento de novos líderes, quase sempre localizados na periferia das organizações. São os que tomam a sustentabilidade como oportunidade e mote para inovação.
Envolverde – Qual a maior dificuldade enfrentada por estes líderes para implantar a sustentabilidade em seu modelo de negócio?
R.V. – São muitas e variadas. Vão desde convencer acionistas e clientes sobre o valor da sustentabilidade até envolver funcionários e colaboradores, superando as naturais resistências à mudança de sistemas, processos, produtos. Imagine o que significa, na prática, mudar um modelo de negócio, reconhecidamente bem-sucedido pelos padrões da velha economia, no qual todos estão confortáveis, sem a pressão de circunstâncias? Não foi simples para Fábio Barbosa, por exemplo, propor aos acionistas do ABN Amro Bank, no final dos anos 1990, não conceder mais financiamento a empresas devastadoras da Amazônia. Não havia a prática de considerar questões socioambientais em empréstimos bancários. Por isso, coragem para enfrentar dilemas e persistência para conduzir mudanças são traços fundamentais nos líderes em sustentabilidade.
Envolverde – Mediante as experiências que você viveu para produzir o livro, há alguma história que marcou?
R.V. – São muitas as histórias. Não gostaria de particularizá-las, até para não tirar o gosto de descoberta dos leitores. Mas são histórias, sobretudo, demasiadamente humanas, como diria Nietzsche, que mostram uma crença profunda nos valores estruturantes do conceito de sustentabilidade, enorme coerência entre discurso e prática, uma noção clara da interdependência entre os sistemas econômico, ambiental e social, aplicada ao negócio, e uma evidente capacidade de mobilizar as pessoas com propósitos que excedem o do próprio negócio.
Envolverde – Qual o perfil do leitor deste livro?
R.V. – Como não é um livro técnico, mas uma sucessão de perfis escrito em linguagem jornalística, imagino que seja uma leitura para todos os interessados em pensar e refletir sobre a liderança para a sustentabilidade nas empresas.
Serviço
Lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis e da Plataforma Liderança Sustentável
Será realizado na Cine Livraria Cultura (Conjunto Nacional), em evento somente para convidados, que contará com a presença dos presidentes entrevistados. Será uma rodada de palestras curtas e inspiracionais, baseadas na dinâmica de TED Talk, com o objetivo de partilhar com a plateia alguns dos insights registrados no livro.
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