Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 3/8/2015 – A Jallas foi uma das últimas variedades de tâmaras a entrar na competição da fruta semimadura do Festival de Tâmaras de Liwa, na região Ocidental de Abu Dhabi, um dos Emirados Árabes Unidos.
A variedade mais popular nos Emirados, a jallas, gerou um grande interesse nos proprietários de tamareiras, a ponto de mais de cem deles participarem do festival para ver quem conseguia a melhor colheita este ano.
“Recebemos 180 agricultores”, destacou Obaid Al Mazrouei, diretor do festival. “A razão para ser tão popular é porque é muito doce e crocante. Tem um sabor bem característico, não apenas semimaduro, mas também seco. Não há produtoras com palmeiras no emirado que não tenham a de jallas”, acrescentou.
Essa variedade se cultiva em diferentes regiões dos Emirados. O fruto começa a amadurecer a partir de julho e está pronto em meados de agosto. Com forma de ovo alongado, a variedade jallas tem inicialmente uma cor âmbar suave. Depois se torna amarela e quando está totalmente madura fica marrom. Ao contrário de outras variedades que mudam segundo a região onde é cultivada, a jallas sempre tem o mesmo aspecto.
Entre os 180 participantes, os juízes escolheram 20 finalistas, pelo aspecto, sabor e apresentação da fruta. Mas não ganham enquanto os juízes não inspecionarem as fazendas. Os primeiros 50 pontos são dados segundo a qualidade da tâmara e os outros 50, segundo o estado da fazenda e o uso de fertilizantes.
O festival de Liwa, que terminou em 30 de julho, é organizado pelo Comitê de Programas Culturais e Festivais de Patrimônio de Abu Dhabi. Envolverde/IPS