Viena, Áustria, 4/8/2015 – A Visão Econômica 2030, dos Emirados Árabes Unidos, um plano de gasto em educação, saúde, indústria, turismo, infraestrutura e energia renovável, permitiu obter avanços para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), segundo o informe anual do Fundo para o Desenvolvimento Internacional (Ofid), da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep).
O informe, divulgado ontem, indica que o produto interno bruto dos Emirados em 2014 esteve sustentado principalmente por sua segurança em meio à instabilidade regional, pelo setor turístico e pela recuperação do setor imobiliário. O setor público manteve sua posição como pilar das operações do Ofid. Os fundos permitiram impulsionar 41 projetos e 34 países, entre os quais se destaca uma primeira grande iniciativa na Argentina.
Conforme o estudo, em 2014 a atividade social e econômica dos países membros do Ofid continuou influenciada pelo mercado internacional de petróleo, bem como pela lenta recuperação da economia mundial e, em certo grau, por questões sociopolíticas. Os governos dos países membros do Ofid continuam comprometidos em obter progressos para um crescimento sustentável, inclusivo e diversificado, e melhorar os resultados sociais, entre os quais se destacam os ODM. Envolverde/IPS