A fauna mandou lembranças!
Ele cansou de criticar a imprensa. Neste mês, Dimas Marques completa um ano na empreitada de chamar a atenção sobre conservação da fauna e tráfico de animais, à frente do blog Fauna News (http://faunanews.blogspot.
Ele cansou de criticar a imprensa. Neste mês, Dimas Marques completa um ano na empreitada de chamar a atenção sobre conservação da fauna e tráfico de animais, à frente do blog Fauna News (http://faunanews.blogspot.com/). O jornalista, especializado em meio ambiente e há 20 anos na imprensa paulistana, detalha em entrevista para a Envolverde como a mídia peca ao tratar a fauna apenas em matérias sobre a beleza e a exuberância dos animais ou, então, quando ocorrem tragédias.
Ele também admite que a maioria de seus leitores ainda é de ambientalistas, biólogos e veterinários. O desafio é levar o blog ao público em geral, que precisa ser sensibilizado.
Envolverde – Como o repórter policial virou protetor dos animais?
Dimas – Sempre tive uma atração pela vida selvagem, mas o tema fauna entrou definitivamente em minha vida quando, em 2001, ainda como repórter do Diário de S. Paulo, recebi da Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres) um exemplar do 1º Relatório Nacional sobre Tráfico de Fauna Silvestre.
O assunto me atraiu imediatamente: aliava meu interesse pela vida selvagem e toda uma experiência que adquiri durante mais de seis anos vividos como repórter policial no início da minha carreira. Como sempre precisei de uma bandeira para desenvolver meu jornalismo, a causa ambiental, com especial predileção pelos animais silvestres e o tráfico de fauna, ganhou um militante.
Envolverde – Como você avalia a cobertura da imprensa sobre as questões da fauna?
Dimas – O universo da imprensa faz uma abordagem superficial do assunto. Principalmente quando se aborda o tráfico da vida silvestre: as matérias tratam das apreensões, um pouco das rotas e quase nada do período pós-apreensão. Depois que os animais são apreendidos, as matérias falam do encaminhamento deles para centros do Ibama ou para criadores conservacionistas e entidades (muitas ONGs) credenciadas pelo Ibama. Para o leitor parece que o problema foi resolvido, mas é apenas o início de uma longa e árdua jornada até uma possível volta dos espécimes para seus habitats.
Envolverde – Nessa jornada, o que a imprensa não está mostrando?
Dimas – Essa realidade de Centros de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas) lotados se transformando em depósitos de animais, de entidades que atuam com esse trabalho vivendo com imensas dificuldades financeiras, da falta de políticas públicas nessa área e alguns tantos outros problemas que impossibilitam o retorno dos animais à natureza e o combate efetivo ao tráfico (que também exige educação ambiental, ações de substituição de renda em áreas em que a pobreza colabora para a captura de espécimes, além de fiscalização e controle).
Envolverde – O Fauna News nasce da falta de espaço na mídia convencional?
Dimas – O Fauna News foi a forma que encontrei de sempre me manter atuando nessa área do jornalismo ambiental – fauna silvestre e tráfico de animais. Ele tem a intenção de ampliar a repercussão e a leitura daquilo que já está disponível para as pessoas no noticiário dos jornais, sites, revistas e emissoras de rádio e televisão.
Sempre recebo mensagens de especialistas me incentivando por considerarem existir uma carência de espaço na mídia para tratar desses assuntos e de pessoas que, por desconhecerem essa realidade, ficam abismadas com a quantidade de problemas a serem tratados e de iniciativas que procuram resolver as dificuldades.
Envolverde – O que é publicado no Fauna News?
Dimas – Utilizo o material jornalístico como base para acrescentar informações, contextualizá-lo, criticá-lo; enfim, mostrar para o leitor que as informações estão no seu dia a dia e ajudá-lo a entender um pouco do que é tratado no noticiário. Também publico textos que recebo de especialistas e pessoas que tratam da fauna silvestre. O blog é um espaço aberto para repercutir esses assuntos, receber críticas e sugestões.
Envolverde – Como o trabalho jornalístico pode colaborar efetivamente para a fauna?
Dimas – Para se exigir do poder público – que basicamente funciona sob demandas sociais – é preciso estar bem informado. É nesse ponto que eu trabalho: fornecer informações de qualidade e contextualizadas para permitir que as pessoas saibam como podem zelar por seus direitos e por uma ética em que todas as formas de vida sejam respeitadas e convivam bem.
Envolverde – Quais as perspectivas para o blog?
Dimas – Estou bastante entusiasmado e quero, em um futuro próximo, ampliar o Fauna News, me dedicar exclusivamente a esse projeto e conseguir parcerias, que serão bem acolhidas, afinal este é um trabalho que faço sozinho e que não me rende dinheiro. Estou disponível para falar do assunto nos meios de comunicação e instituições que estiverem interessadas, além de fornecer o conteúdo do blog e artigos para a imprensa escrita.
Quero que as pessoas saibam que, ao acessar o blog, terão informações corretas e que poderão ajudar a mudar comportamentos e a pressionar o poder público. (Envolverde)




