Arquivo

A imprensa é uma poderosa plataforma de interação, afirma jornal

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos,14/5/2015 – O papel dos meios de comunicação na construção de pontes sociais e culturais entre os povos árabes nunca pode ser subestimado, afirmou o jornal The Gulf Today.

Segundo o editorial, “o Fórum de Mídia Árabe (AMF) merece elogios por buscar ampliar o horizonte para o diálogo, com discussões profundas e intercâmbios de ideias sobre assuntos de importância para a região e o mundo”.

Entre os assuntos debatidos se destacam: Estereótipos: Islã e muçulmanos; Mídia Árabe 2015: uma perspectiva do Conselho de Cooperação do Gol; A mídia esqueceu a causa palestina? O caos da ética e a perspectiva do mundo árabe do ponto de vista dos meios de comunicação internacionais.

Iyad Madani, secretário-geral da Organização da Conferência Islâmica, propôs uma pergunta pertinente: “Onde começa a liberdade de expressão e onde termina? Tenho direito de agredir outra cultura?

Outro assunto importante é que as agências de imprensa já não são a única fonte de informação. Os usuários de Internet aumentaram de 780 milhões, em janeiro de 2004, para três bilhões em janeiro de 2014, dos quais 1,4 bilhão têm um perfil no Facebook.

“Desses 1,4 bilhão de usuários do Facebook, mais de 80%, ou 1,1 bilhão de pessoas, o acessam a partir de seus celulares”, disse o jornal, com sede em Sharjah.

Ninguém pode negar que o jornalismo cidadão muda o próprio jornalismo. Envolverde/IPS