Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 26/6/2015 – É penoso ver como uma onda de calor sem precedentes causou a morte de centenas de pessoas na cidade de Karachi, sul do Paquistão, nos últimos dias, lamentou o jornal The Gulf Today, dos Emirados Árabes Unidos. Temperaturas que chegaram a 45 graus começaram a cozinhar a cidade, bem acima dos 37 graus habituais, recordou o diário.
O que piorou o problema é que houve cortes de energia que coincidiram com a incomum onda de calor. Muitas horas sem luz impediram que a população usasse ventiladores e ares-condicionados. Os apagões também afetaram o fornecimento de água. Com sempre ocorre nesses casos, as pessoas mais pobres e os idosos ficaram com a pior parte.
A situação em Karachi não é um caso isolado. Faz parte de um problema global que exige uma solução global. No mês passado, centenas de pessoas morreram após uma onda de calor na vizinha Índia. A mensagem de Karachi é que a mudança climática fará mais vítimas no futuro se não se melhorar a preparação. A melhor medida imediata é plantar mais árvores e aumentar as atividades verdes, acrescentou o jornal, com sede em Sharjah. Envolverde/IPS