Já está circulando a revista ECO 21 de novembro de 2011. Uma das principais publicações sobre meio ambiente e sustentabilidade no Brasil, a ECO 21 deste mês traz excelentes textos. Veja abaixo do editorial o índice da edição.
Editorial
A Presidenta Dilma Rousseff, em seu pronunciamento durante a reunião de Cúpula do G-20 em Cannes, no dia 4 deste mês, assumindo o que há de melhor no espírito verde, afirmou que a Conferência da ONU sobre.
Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), será uma particular oportunidade para a discussão do modelo de desenvolvimento que as nações querem para o futuro. Defendeu a tese de que os países desenvolvidos e em desenvolvimento assumam compromissos diferenciados em relação à emissão de Gases de Efeito Estufa. Enfatizou que a COP-17 da Convenção sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá no final deste mês em Durban, África do Sul, “não pode ser o insucesso de Copenhague”.
Em Durban haverá duas opções para formalizar o regime voluntário de “deixar rolar”: a primeira é acabar com o Protocolo de Kyoto e fazer uma lista das promessas de redução de emissões e adotar isso como uma decisão da COP-17; a outra opção é fazer mais ou menos a mesma coisa esvaziando de conteúdo o Protocolo. A proposta é se livrar definitivamente do Protocolo de Kyoto antes de 2020, mas o Brasil, que é um dos países que ainda acreditam nesse instrumento jurídico, lutará contra isso.
Esta ideia foi defendida pela Presidenta Dilma ao lembrar o compromisso assumido pelo Brasil, em Copenhague, de reduzir as emissões entre 36% e 39% em relação à projeção de 2020. Esclareceu que “os efeitos perversos da emissão de gases de Efeito Estufa exigem iniciativas urgentes, sem imposições financeiras adicionais aos países em desenvolvimento. A responsabilidade dos países desenvolvidos é central e deve ser combinada com a participação da iniciativa privada. Na questão do financiamento, não pode haver obrigações intransponíveis para os países em desenvolvimento”, esclareceu aos Chefes de Governo na França. Falando como uma estadista que percebeu a importância da questão ambiental, explicou que a RIO+20 não é somente “uma reunião sobre meio ambiente; é também sobre Economia Verde, erradicação da pobreza e governança internacional para o desenvolvimento sustentável”.
A reunião de Cannes revelou uma Presidenta do Brasil que, mais do que muitos ambientalistas, sabe que a esperança é verde. Caberá a ela a responsabilidade de vetar os pontos obscurantistas do Código Florestal, anular o novo ataque do Senado que tenta acabar com o IBAMA e implementar uma política energética com matrizes limpas, conservando os ecossistemas e os povos originários.
Gaia viverá!
Índice
Cartão amarelo para o petróleo – David Zee
O Código Florestal no mundo da escassez – Washington Novaes
Senado pode destruir a vida das áreas inundáveis – Gadelha Neto
O que esperar da COP-17 de Durban depois da pré-COP no Panamá? – Rafael Poço
Governo apresenta oficialmente oito propostas para a RIO+20 – Viviane Monteiro
Somente 11,5% sabem o que é a RIO+20 – Aron Belinky
Na RIO+20, Brasil debaterá sobre a mulher do Século 21 – Lúcia Chayb
A vez da mulher na RIO+20 – Aspásia Camargo
O empoderamento da mulher em 360 graus – Marcos Samaha
A grande Revolução Tecnológica Verde – Rob Vos
Às vésperas da RIO+20, países aceleram transição – Amanda Talamonte
Vinte anos após a RIO-92 começa a Economia Verde – Achim Steiner
Entrevista com Mindy Lubber, presidente da Ceres – Jonathan Margolis
Comunidades sustentáveis: habitação e empregos dignos – Roberto Sansón Mizrahi
A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis – Mauricio Broinizi Pereira
Diálogo EUA-China sobre temas espaciais sensíveis – José Monserrat Filho
Parceria Sustentável entre Coleta seletiva e geração de energia com o lixo – Raul Viana
Saneamento básico: diagnóstico alarmante – Jean Marc Sasson
Sete bilhões de carnívoros. E agora? – Eloy Casagrande Jr.
Peixes manguezais e recifes de corais – João Paulo Mariano
Arara-azul tem pelo menos três grupos distintos no Brasil – Valéria Dias
Eco-Escolas geram soluções locais inovadoras para mudanças climáticas – Holly Wise
O dia do Saci Pererê – Elaine Tavares
* Para assinar clique aqui.