Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 12/3/2015 – Existe um antigo sentimento na última tentativa de escrever um novo capítulo na história da aviação com o desenvolvimento de um avião solar que dará a volta ao mundo, afirmou o jornal The National, dos Emirados Árabes Unidos.
“Quando o Solar Impulse 2 decolou de Abu Dhabi, no dia 9, a estimativa era de que demoraria dez horas para chegar à sua primeira parada, Mascate, que fica a uma hora em voo convencional”, afirma o editorial do jornal do dia 10. “O avião demorará no total cinco meses para dar a volta ao mundo, o que em 1873 Júlio Verne fez em 80 dias com o personagem Phileas Fogg”, acrescentou o The National.
Os pilotos Bertrand Piccard e Andre Borschberg se revezarão na condução do avião para enfrentar o desafio que procura demonstrar as possibilidades das energias renováveis. As fontes alternativas simplesmente não podem substituir os hidrocarbonos, o composto orgânico mais utilizado como material para combustão, especialmente em calefação e motores. Pelo menos atualmente. Mas é claro que a energia de nossa civilização tecnológica se define pela fonte mais eficiente para cada necessidade, e como mostra o Solar Impulse 2, essas definições são revistas na medida em que se avança. Envolverde/IPS