Iniciativa identifica e reconhece líderes socioambientais inovadores de todo o Brasil. Os candidatos têm até 13 de maio para se inscrever pelo site.
A 8ª edição do Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha de S.Paulo e pela Fundação Schwab, e a 4ª edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, iniciativa exclusiva da Folha, estão com as inscrições abertas até 13 de maio. As duas premiações visam descobrir e laurear líderes de projetos inovadores de todo o país. Os interessados devem se candidatar exclusivamente pelo site, onde se encontram o regulamento e informações: www.folha.com.br/empreendedorsocial.
O Prêmio Empreendedor Social reconhece líderes de cooperativas, negócios sociais, ONGs e pessoas físicas que atuam há pelo menos três anos em iniciativas pioneiras, sustentáveis e de impacto social direto, com elevado potencial de influenciar políticas públicas. Respeitando esses critérios, os candidatos podem desenvolver ações em diferentes áreas, como agricultura, meio ambiente, cultura, desenvolvimento de negócios, educação, habitação e saúde.
O Empreendedor Social é promovido todos os anos pela Fundação Schwab, em 13 países e em cinco regiões (nações da África, Oriente Médio, América Latina, Europa e Ásia). Ocorre no Brasil desde 2005, sempre em parceria exclusiva com o jornal Folha de S.Paulo. “Aqui, o prêmio dá sinais de sua maturidade, pois tem descoberto, todos os anos, novos empreendedores inventivos, que contribuem para um planeta mais justo e sustentável. Nossa meta é continuar identificando mais e mais talentos no país para desenvolvê-los e potencializá-los globalmente”, afirma Mirjam Schoening, diretora-executiva da Fundação Schwab no país.
O outro concurso, o Folha Empreendedor Social de Futuro, premia talentos sociais que desenvolvem há, no mínimo, um ano e, no máximo, três anos, ideias precursoras, como a criação de um produto ou serviço ou a aplicação de tecnologias sociais. Os candidatos devem estar à frente de projetos inovadores, de alcance, abrangência e impacto social, além de possuírem potencial de multiplicação. O principal objetivo dessa premiação é dar visibilidade à iniciativa e colaborar com a sua sustentação.
“A Folha angariou novos e fortes parceiros na edição 2012. Nosso objetivo é que as muitas premiações aos finalistas e vencedores fortaleçam essas iniciativas socioambientais pioneiras, de maneira que elas ampliem os benefícios à coletividade e que estimulem a criação de políticas públicas”, destaca Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo.
Uma grande novidade nesta edição é a votação por júri popular, além da tradicional comissão julgadora, composta por especialistas na área. Após a seleção dos finalistas pela organização das premiações, será postado na Folha.com um vídeo de um minuto em que cada candidato apresentará seu trabalho. Os internautas poderão votar e eleger seu favorito, que será homenageado durante o evento de premiação.
CALENDÁRIO 2012 DOS PRÊMIOS:
- Até 13 de maio (domingo): regulamento e formulário de inscrição preenchido somente pelo site www.folha.com.br/empreendedorsocial
- Até 23 de maio: selecionados para a segunda fase
- Até 6 de junho: envio de documentos da segunda fase
- Até 22 de junho: selecionados para a terceira fase
- 1º de julho: início das avaliações in loco
- Até 31 de agosto: fim das avaliações in loco e definição dos finalistas
- Até 5 de outubro: envio de relatórios para o júri
- Outubro: análise do júri e eleições dos vencedores; publicação de reportagem com finalistas e júri; votação no site dos prêmios para a categoria “Escolha do Leitor”
- Novembro: cerimônia de premiação em São Paulo (SP) em 07/11
- Um dia após o evento de premiação: circulação de caderno especial da Folha de S.Paulo com perfil de todos os finalistas e vencedores
INFORMAÇÕES E DÚVIDAS: [email protected]
PREMIAÇÃO DO PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL 2012
Para o vencedor:
1) Título e troféu de “Empreendedor Social do Ano”, entregues pela Folha de S.Paulo e Fundação Schwab, em evento a ser realizado em novembro de 2012, em São Paulo (SP), com a presença de lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e da sociedade civil brasileira.
2) Certificação e homenagem na plenária principal do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, com transporte e hospedagem pagos pela Fundação Schwab.
3) Kit com relatório de avaliação, segundo critérios do prêmio, além de fotos, vídeo e quadro em MDF sobre seu trabalho, para uso livre em divulgação.
4) Publicação de perfil pela Folha de S.Paulo em caderno especial de circulação nacional e no site da Folha.com, além de menções no site oficial do prêmio, que dão visibilidade ao empreendedor.
5) Divulgação de seu nome e trabalho em mídia nacional.
6) Matérias no portal UOL, jornal Agora São Paulo, revista Filantropia, rádio Tom Social, jornal Valor Econômico e site Envolverde.
7) Participação na Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, que reúne organizações altamente inovadoras e de notório impacto social no Brasil e no mundo, as quais interagem constantemente entre si, com apoio e divulgação da Folha.
8) Entrada no grupo de “Empreendedores Sociais de Destaque” da Fundação Schwab e acesso aos eventos do Fórum Econômico Mundial, que reúne as principais lideranças empresariais, políticas e da sociedade civil no mundo.
9) Acesso a potenciais patrocinadores internacionais e a programas exclusivos, entre os quais cursos de ensino executivo e/ou voltados ao empreendedorismo socioambiental no Insead (França), Universidade Harvard (EUA) e Universidade Stanford (EUA).
10) Dependendo da elegibilidade do candidato, participação na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, com despesas de transporte e hospedagem pagas pela Fundação Schwab; inclusão na comunidade global de empreendedores sociais e no Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial; integração à organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial.
11) Bolsa de estudos para curso de extensão OEMP (Owners & Entrepreneurs Management Program) do IE Business School, em Madri, com passagens aéreas cedidas pela TAM.
12) Auditoria financeira independente da Ernst&Young Terco.
13) Consultoria jurídica do escritório de advocacia especializado em terceiro setor Golfieri, Reicher e Storto Advogados.
14) Vouchers para cursos da Diálogo Social e acesso aos seminários itinerantes da instituição.
15) Acesso a um dos ciclos de formação empreendedora da Artemisia Negócios Sociais.
16) Para as finalistas mulheres, acesso direto à entrevista de seleção do programa 10.000 Women, da Fundação Getulio Vargas e do IE Business School.
17) Bolsa de estudos para o curso de Gestão para Organizações da Sociedade Civil do Instituto Gesc.
18) Bolsa de estudos para cursos de extensão do Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor).
19) Aconselhamento institucional pelo Iats.
20) Participação do processo de seleção de empreendedores sociais da Ashoka, caso já não faça parte de sua rede.
21) Inserção na rede de aliados Avina para a América Latina.
22) Acesso ao Congresso Gife.
23) Acesso às oficinas no Flac (Festival Latino-Americano de Captação de Recursos), realizado pela ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos).
24) Participação em eventos como congressos, cursos, seminários e workshops realizados pelo Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração), Cebds (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), FGV-Cenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas), Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e Instituto Empreender Endeavor Brasil.
Para os finalistas:
1) Certificação de finalista de “Empreendedor Social”, entregue pela Folha de S.Paulo e Fundação Schwab, em evento a ser realizado em novembro de 2012, em São Paulo (SP), com a presença de lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e da sociedade civil brasileira.
2) Kit com relatório de avaliação, segundo critérios do prêmio, além de fotos, vídeo e quadro em MDF sobre seu trabalho, para uso livre em divulgação.
3) Publicação de perfil pela Folha de S.Paulo em um caderno especial de circulação nacional e no site da Folha.com, além de menções no site oficial do prêmio, que dão visibilidade ao empreendedor.
4) Divulgação de seu nome e trabalho em mídia nacional.
5) Matérias no portal UOL, revista Filantropia, rádio Tom Social, jornal Valor Econômico e site Envolverde.
6) Participação na Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, que reúne organizações altamente inovadoras e de notório impacto social no Brasil e no mundo, as quais interagem constantemente entre si com apoio e divulgação da Folha.
7) Participação no Fórum dos Jovens Líderes Globais dos finalistas com menos de 40 anos que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial.
8) Possibilidade de conseguir bolsas de estudo ofertadas por meio da Fundação Schwab em instituições de ensino de ponta em todo o mundo.
9) Bolsa de estudos para curso de Gestão para Organizações da Sociedade Civil do Instituto Gesc.
10) Consultoria jurídica do escritório de advocacia especializado em terceiro setor Golfieri, Reicher e Storto Advogados.
11) Vouchers para cursos da Diálogo Social e acesso livre aos seminários itinerantes da instituição.
12) Acesso a um dos ciclos de formação empreendedora da Artemisia Negócios Sociais.
13) Bolsa de estudos para cursos de extensão do Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor).
14) Aconselhamento institucional pelo Iats para duas organizações finalistas.
15) Para as finalistas mulheres, acesso direto à entrevista de seleção do programa 10.000 Women, da Fundação Getulio Vargas e do IE Business School.
16) Inserção na rede de aliados Avina para a América Latina.
17) Acesso às oficinas no Flac (Festival Latino-Americano de Captação de Recursos), realizado pela ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos).
18) Participação em eventos como congressos, cursos, seminários e workshops realizados pelo Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração), Cebds (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), FGV-Cenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas), Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e Instituto Empreender Endeavor Brasil.
PREMIAÇÃO DO PRÊMIO FOLHA EMPREENDEDOR SOCIAL DE FUTURO 2012
Para o vencedor:
1) Título e troféu de “Empreendedor Social de Futuro do Ano”, entregue pela Folha de S. Paulo, em evento a ser realizado em novembro de 2012, em São Paulo (SP), com a presença de lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e da sociedade civil brasileira.
2) Kit com relatório de avaliação, segundo critérios do prêmio, além de fotos, vídeo e quadro em MDF sobre seu trabalho, para uso livre em divulgação.
3) Publicação de perfil pela Folha de S.Paulo em um caderno especial de circulação nacional e no site da Folha.com, além de menções no site oficial do prêmio, que dão visibilidade ao empreendedor.
4) Participação no Fórum dos Jovens Líderes Globais dos finalistas com menos de 40 anos que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial.
5) Divulgação de seu nome e trabalho em mídia nacional.
6) Matérias no portal UOL, jornal Agora São Paulo, revista Filantropia, rádio Tom Social, jornal Valor Econômico e site Envolverde.
7) Participação na Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, que reúne organizações altamente inovadoras e de notório impacto social no Brasil e no mundo, as quais interagem constantemente entre si com apoio e divulgação da Folha.
8) Bolsa de estudos para MBA Gestão em Negócios Sustentáveis, da Artemisia Negócios Sociais, Escas/Ipê e Ceats/FIA.
9) Consultoria jurídica do escritório de advocacia especializado em terceiro setor Golfieri, Reicher e Storto Advogados.
10) Vouchers para cursos da Diálogo Social e acesso aos seminários itinerantes da instituição.
11) Acesso a um dos ciclos de formação empreendedora da Artemisia Negócios Sociais.
12) Para as finalistas mulheres, acesso direto à entrevista de seleção do programa 10.000 Women, da Fundação Getulio Vargas e do IE Business School.
13) Bolsa de estudos para curso de Gestão para Organizações da Sociedade Civil do Instituto Gesc.
14) Bolsa de estudos para cursos de extensão do Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor).
15) Aconselhamento institucional pelo Iats.
16) Inserção na rede de aliados Avina para a América Latina.
17) Acesso ao Congresso Gife.
18) Acesso às oficinas no Flac (Festival Latino-Americano de Captação de Recursos), realizado pela ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos).
19) Participação em eventos como congressos, cursos, seminários e workshops realizados pelo Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração), Cebds (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), FGV-Cenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas), Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e Instituto Empreender Endeavor Brasil.
Para os finalistas:
1) Certificação de finalista de “Empreendedor Social de Futuro”, entregue pela Folha de S. Paulo, em evento de premiação a ser realizado em novembro de 2011, em São Paulo (SP), com a presença de lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e da sociedade civil brasileira.
2) Kit com relatório de avaliação, segundo critérios do prêmio, além de fotos, vídeo e quadro em MDF sobre seu trabalho, para uso livre em divulgação.
3) Publicação de perfil pela Folha de S.Paulo em um caderno especial de circulação nacional e no site da Folha.com, além de menções no site oficial do prêmio, que dão visibilidade ao empreendedor.
4) Divulgação de seu nome e trabalho em mídia nacional.
5) Matérias no portal UOL, revista Filantropia, rádio Tom Social, jornal Valor Econômico e site Envolverde.
6) Participação na Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, que reúne organizações altamente inovadoras e de notório impacto social no Brasil e no mundo, as quais interagem constantemente entre si com apoio e divulgação da Folha.
7) Participação no Fórum dos Jovens Líderes Globais dos finalistas com menos de 40 anos que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial.
8) Bolsa de estudos para curso de Gestão para Organizações da Sociedade Civil do Instituto Gesc.
9) Consultoria jurídica do escritório de advocacia especializado em terceiro setor Golfieri, Reicher e Storto Advogados.
10) Vouchers para cursos da Diálogo Social e acesso aos seminários itinerantes da instituição.
11) Acesso a um dos ciclos de formação empreendedora da Artemisia Negócios Sociais.
12) Para as finalistas mulheres, acesso direto à entrevista de seleção do programa 10.000 Women, da Fundação Getulio Vargas e do IE Business School.
13) Bolsa de estudos para cursos de extensão do Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor).
14) Aconselhamento institucional pelo Iats a duas organizações finalistas.
15) Inserção na rede de aliados Avina para a América Latina.
16) Acesso às oficinas no Flac (Festival Latino-Americano de Captação de Recursos), realizado pela ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos).
17) Participação em eventos como congressos, cursos, seminários e workshops realizados pelo Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração), Cebds (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), FGV-Cenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas), Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e Instituto Empreender Endeavor Brasil.
REALIZAÇÃO:
Folha de S. Paulo
Maior jornal do Brasil, com 2.204 milhões de leitores* e circulação média semanal de mais de 291 mil exemplares**, a Folha de S.Paulo tem como objetivo principal, nos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro, dar visibilidade ao empreendedorismo social, que visa à construção de uma sociedade sustentável e mais justa.
* Fonte: Ibope TGI (Ago/10 – Ago/11) – Leitores diários da Folha de S.Paulo – Nacional
** Fonte: IVC Janeiro/2012
Fundação Schwab
A Fundação Schwab é uma organização independente e neutra, sem fins lucrativos, criada em 1998, por Klaus Schwab, mentor do Fórum Econômico Mundial, e sua mulher, Hilde. Seu propósito é promover o empreendedorismo social como elemento de estímulo para a inovação e o progresso na sociedade. Presente em todos os continentes, a entidade já selecionou para a sua rede 214 líderes sociais de 55 países. Entre eles, 16 são brasileiros, oito deles eleitos em parceria com a Folha de S.Paulo. Sediada em Genebra, a fundação é supervisionada legalmente pelo governo federal da Suíça.