ABU DHABI, 27 de setembro de 2018 (WAM) – Em uma tentativa de alcançar a segurança alimentar nos países em desenvolvimento e erradicar a pobreza global, o Fundo para o Desenvolvimento de Abu Dhabi alocou quase AED3,2 bilhões (quase US $ 1 bilhão) para projetos de desenvolvimento aos setores agrícola e de irrigação.
Representando sete por cento da assistência financeira total contribuída pelo Fundo no apoio aos países em desenvolvimento até o momento, essa assistência permitiu que vários países em desenvolvimento em todo o mundo cumprissem seus objetivos de desenvolvimento sustentável, pois 40 por cento da população mundial depende da agricultura para sua subsistência.
Em seu relatório que marca o Dia da Agricultura Árabe, comemorado em 27 de dezembro de cada ano, o ADFD destacou que o setor agrícola, intimamente associado ao crescimento de muitos outros setores vitais como saúde, educação e meio ambiente, é um dos setores prioritários identificadas pelas Nações Unidas para atingir as metas de desenvolvimento sustentável, os ODS.
Através do apoio ao setor agrícola, o ADFD desempenha um papel importante na obtenção de segurança alimentar, que é a pedra angular da construção de economias bem-sucedidas, garantindo amplo desenvolvimento social e econômico e gerando receitas adicionais para os países beneficiários das exportações agrícolas e de alimentos.
Até hoje, o ADFD financiou mais de 20 projetos nos setores agrícola e de irrigação que tocaram a vida de milhões de pessoas em todo o mundo em desenvolvimento. Além disso, contribuiu ativamente para a expansão de grandes extensões de terras agrícolas, forneceu sistemas de irrigação eficazes e implementou vários programas de reabilitação que beneficiam um número crescente de agricultores.
Entre os projetos financiados pelo ADFD no sector agrícola, destacam-se o projeto de desenvolvimento do vale sul no Egito, o desenvolvimento integrado do vale sul da Jordânia, o desenvolvimento do sistema de irrigação no Marrocos Ocidental e o projeto de desenvolvimento rural na Tunísia.
A comunidade internacional procura ajudar os países em desenvolvimento a atender às necessidades básicas de alimentos de sua população. Para que os países alcancem a segurança alimentar, eles precisam impulsionar sua produção de alimentos, priorizando o setor agrícola nos programas de desenvolvimento econômico e social. Além disso, o desenvolvimento de políticas agrícolas eficazes, a utilização das tecnologias mais recentes no processo de investimento e o aumento do investimento agrícola são imperativos para o aumento da produção agrícola. (#Envolverde)