Arquivo

ADFD Financia US $ 150 Milhões da Usina Solar de Quweira na Jordânia

ABU DHABI, 27 de abril de 2018 (WAM) – Uma delegação dos Emirados Árabes Unidos (EAU) do Fundo de Desenvolvimento de Abu Dhabi (ADFD) participou ontem do comissionamento oficial da usina de Quweira, no valor de AED550 milhões (US $ 150 milhões). no Reino da Jordânia.

Localizada na parte sul da Jordânia, a usina de energia renovável de 105 MW foi inaugurada por Hani Fawzi Al-Mulki, primeiro-ministro da Jordânia. A cerimônia contou com a participação de Imad N. Fakhoury, ministro jordaniano do Planejamento e Cooperação Internacional.

Falando na ocasião, Mohammed Saif Al Suwaidi, diretor-geral da ADFD, disse: “O envolvimento da ADFD no projeto da Usina Solar de Quweira está alinhado com sua assistência ativa ao Reino da Jordânia com a qual os EAU desfrutam de laços bilaterais comprovados. . Através do financiamento de vários grandes projetos de desenvolvimento na Jordânia, o Fundo assegurou um impacto positivo nas vidas de milhares de jordanianos e ajudou o governo da Jordânia a cumprir seus planos socioeconômicos e metas de desenvolvimento. ”

De sua parte, Fakhoury elogiou os EAU e sua liderança pelo apoio contínuo ao povo jordaniano e o papel do país em ajudar o governo jordaniano a alcançar o desenvolvimento sustentável. Ele também agradeceu a ADFD por seus esforços em financiar e administrar doações para o desenvolvimento, ressaltando que sua contribuição aumentou significativamente a eficiência dos serviços prestados aos cidadãos jordanianos e impulsionou o desenvolvimento econômico do país.

Salientando a importância da Usina Solar de Quweira, Fakhoury acrescentou que este projeto estratégico é um marco na adoção de energia renovável na Jordânia, em linha com o objetivo do governo jordaniano de gerar 20% de energia a partir de fontes renováveis ​​até o início de 2020.

O projeto envolveu a instalação de 328.320 painéis fotovoltaicos que deverão produzir 227 GWh de energia solar por ano durante um período de 20 anos, o suficiente para iluminar cerca de 50.000 residências. Além disso, os trabalhos incluíram o fornecimento de chaves elétricas, um sistema de cabos de média tensão e sinais, transformadores e todo o equipamento necessário para conectar a usina à rede elétrica nacional. O apoio também abrangeu obras de construção civil, estradas e sistemas de segurança, bem como a operação e gestão geral do projeto.

Também contribuiu para a criação de cerca de 1.000 empregos durante a fase de construção e deverá fornecer 30 empregos permanentes para sua operação e manutenção.

Desde 1974, o ADFD financiou efetivamente 31 projetos de desenvolvimento na Jordânia. Esses projetos abrangem setores-chave, incluindo mineração, água e irrigação, transporte, habitação, agricultura e energia, bem como educação e saúde. (#Envolverde)