ABU DHABI, 31 de maio de 2018 (WAM) – Uma delegação de alto nível da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos (EAU) está participando do SpaceOps 2018, um fórum internacional para discutir áreas avançadas e técnicas de exploração espacial, organizado pelo Centro Francês National d’Etudes Spatiales (CNES), no Palais du Pharo em Marselha.
Realizado entre os dias 28 de maio e 1º de junho, o SpaceOps 2018 foi aberto com uma série de mensagens de boas vindas e destacou as palestras de dignitários internacionais, incluindo o Dr. Mohammed Al Ahbabi, Diretor-Geral da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos; Jean-Yves Le Gall, presidente do CNES; Jean-Luc Beuzit, diretor de pesquisa sênior do Centro Nacional da Pesquisa Científica e diretor do Laboratoire d’Astrophysique de Marseille; e William H. Gerstenmaier, administrador associado da Diretoria de Exploração e Operações Humanas da NASA.
Liderando a delegação dos Emirados Árabes Unidos está o Dr. Al Ahbabi, que proferiu um discurso sobre os projetos em andamento dos Emirados Árabes Unidos, incluindo a Mars Hope Probe, a Mars Scientific City, o Programa de Astronautas dos Emirados Árabes Unidos e a ambiciosa missão e visão de longo prazo da Agência Espacial.
“Desde as comunicações até as operações financeiras, a agricultura, a previsão precisa do tempo, o sensoriamento remoto, a navegação no espaço exterior e suas aplicações estão desempenhando um papel cada vez maior nas atividades de todas as nações e no cotidiano de suas populações. Por este motivo e muitos outros, o nosso compromisso com o setor se estende por décadas, bem antes do estabelecimento de nossa Agência Espacial. Por exemplo, os Emirados Árabes Unidos foram um dos primeiros membros ativos no desenvolvimento e aplicação de uma série de estruturas regionais e internacionais de regulamentação de satélite e radiocomunicação”, disse o Dr. Al Ahbabi.
Discutindo a importância da missão dos EAU a Marte, ele acrescentou: “Com lançamento previsto para 2020, a Mars Hope Probe será a primeira espaçonave interplanetária do mundo árabe a ser desenvolvida. Uma vez que a Sonda alcance o Planeta Vermelho e descubra mais sobre sua atmosfera, estaremos compartilhando esta informação com mais de 200 instituições científicas e centros de pesquisa para análise. Ao estudar a atmosfera de Marte, aprenderemos por que ficou seca e aprenderemos a proteger nosso planeta do mesmo acontecimento. ”
O SpaceOps 2018 oferece uma oportunidade para promover o intercâmbio de informações técnicas e administrativas sobre vários aspectos das operações espaciais, como projeto e gerenciamento de missões, sistemas e operações humanos, sistemas terrestres e outros elementos-chave da exploração e utilização pacífica do espaço. (#Envolverde)