Arquivo

Águias ajudam a preservar o meio ambiente

ABU DHABI, 7 de setembro de 2018 (WAM) – Os países do mundo celebram o primeiro “Dia Mundial de Consciência sobre Águias” no primeiro sábado de setembro, em uma tentativa de destacar os riscos que essas aves enfrentam.

Muitas organizações internacionais com interesse em preservar a vida silvestre organizaram programas de conscientização que destacaram o papel das águias na manutenção do sistema ambiental.

As águias consomem 70% das carcaças, o que impede a disseminação de doenças entre humanos e animais.

Para salvar a águia egípcia da extinção, cujo número aumentou globalmente, mas diminuiu 90% na Índia nos últimos dez anos, a Autoridade de Meio Ambiente e Áreas Protegidas em Sharjah obteve sucesso em sua primeira tentativa de reproduzir a águia egípcia nos Emirados Árabes Unidos no Kalbaa Center for Birds of Prey. O programa de criação, que começou no centro em 2016, envolveu seis aves selvagens, com três machos e três fêmeas, e em 2017 o centro obteve sucesso no seu segundo programa de criação.

O Município de Dubai resgatou uma águia, chamada “Cabeça Encaracolada”, por meio de um programa lançado pelo Departamento de Meio Ambiente no deserto protegido de Al Marmoum. Um dispositivo de rastreamento por satélite foi anexado à águia, que rastreou sua migração para Omã, após anos de solidão e a ameaça de extinção.

Cerca de 20 a 25 águias são avistadas todos os anos no deserto de Al Marmoum, especialmente nas áreas sul e oeste.

A Emirates Wildlife Association também está monitorando a presença da Arabian Eagle Owl, que é uma subespécie da coruja da águia-pintada (Popo Africanus), que não se acredita que habite os EAU. As corujas foram descobertas durante uma pesquisa conduzida por uma equipe do programa, que visa preservar a fauna local. As corujas geralmente habitam áreas de Dhaffar, em Omã, bem como o Iêmen e as montanhas Asseer, na Arábia Saudita, na costa do Mar Vermelho. (#Envolverde)