AL AIN, 4 de junho de 2018 (WAM) – O Museu Nacional de Al Ain anunciou que o mês de junho será dedicado à cerâmica antiga do final do período islâmico entre os séculos XVI e XX, com um exemplo específico chamado de Objeto Estrela do mês. A mudança é em colaboração com o Departamento de Cultura e Turismo dos Emirados Árabes Unidos (EAU) – Abu Dhabi, DCT Abu Dhabi, como parte dos programas educacionais em andamento nos locais culturais e museus de Al Ain.
O artefato em foco em junho será um prato envidraçado encontrado na área da Floresta Zabian de Al-Khazna. O prato foi quebrado quando foi encontrado por uma equipe de topografia em 2009 e acredita-se que seja do final da era islâmica. Desde então, foi restaurado pela equipe de conservação da DCT Abu Dhabi. Peças semelhantes de cerâmica vidrada foram encontradas em vários locais de escavações arqueológicas em todo o emirado.
O prato apresenta motivos geométricos em preto e verde e é envidraçado. Uma descoberta chave para o museu, o prato é um excelente exemplo de cerâmica predominante na arte islâmica e é um símbolo de comércio próximo e conexões culturais entre a região de Al Ain e a antiga Mesopotâmia.
O programa Objeto Estrela do Mês, que consiste em oficinas educativas, tem como objetivo educar as crianças e destacar os objetos históricos exibidos no museu que são parte integrante do patrimônio e da tradição dos EAU. Todos os meses, um “objeto estrela” é cuidadosamente selecionado pela equipe do museu. (#Envolverde)