A National Geographic e a C&A se uniram para produzir o documentário For the Love of Fashion, que aborda o cultivo do algodão orgânico e o impacto nos produtos que chegam aos consumidores. A produção global também enfatiza a necessidade de uma mudança no paradigma da cadeia de produção da matéria-prima. O documentário, que estreia no Brasil no dia 25, às 17h15, na National Geographic, tem como apresentadora Alexandra Cousteau, conhecida mundialmente por seu trabalho sobre a água e as questões de sustentabilidade. Para celebrar a chegada do documentário ao País, a C&A promove uma pré-estreia exclusiva para convidados, no dia 18 de maio. O evento contará também com uma mesa-redonda, composta por especialistas do setor, para debater a importância da produção dessa matéria-prima e do cenário do algodão no Brasil. Com 45 minutos, o documentário é apresentado por Alexandra, que viaja pela Índia, Estados Unidos e Alemanha, mostrando os resultados do uso de métodos de produção mais sustentáveis. Dados apontam que 2,4% das terras de cultivo no mundo estão destinadas à plantação de algodão. No entanto, esse cultivo consome 24% do total de inseticidas e 11% dos pesticidas vendidos no mundo inteiro. O algodão orgânico tem consideráveis benefícios econômicos e ambientais, mas representa menos de 1% da colheita anual mundial. Um dos lugares visitados por Alexandra são os campos de cultivo de algodão de Madhya Pradesh, na Índia, onde ela acompanhou a produção do algodão e conheceu os agricultores locais, cuja vida melhorou notavelmente depois que alteraram os métodos de produção, substituindo o cultivo pelo método tradicional por tecnologias mais sustentáveis. A apresentadora também conversa com trabalhadores de organizações não governamentais e de outras entidades e com líderes da indústria na Alemanha e nos Estados Unidos. Além disso, entrevista especialistas em sustentabilidade da C&A, uma das maiores compradoras da matéria-prima no mundo, para entender por que há a necessidade de migrar para o cultivo orgânico e para movimentos de nível internacional. Deborah Armstrong, vice-presidente executiva da National Geographic Partners Europa, diz que a National Geographic acredita no poder da ciência, na exploração e na arte de contar histórias para mudar o mundo. O modo como a roupa é produzida tem um impacto sobre o meio ambiente de uma maneira que a maioria das pessoas não imagina em seu dia a dia. For the Love of Fashion destaca esse impacto e suas possíveis soluções, de modo que incentive e engaje o público em todo o mundo. (#Envolverde)
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