Foi a partir de um seminário internacional realizado em Viena (Áustria), em 2007, que surgiu esta singular publicação sobre a Amazônia que a editora Globo traz ao público brasileiro. A obra tenta desvendar como a maior floresta do mundo pode determinar os rumos do planeta e a sobrevivência da espécie humana. Trata-se de uma publicação com perspectiva multidisciplinar e que traz visões contemporâneas sobre a complexidade amazônica.
Amazônia – Região Universal e Teatro do Mundo traz novas abordagens para alguns temas como é a expedição desbravadora de Carvajal, os relatos da viagem de Paul Ehrenreich ao Rio Purus no final do Século 19, e a etnografia de Curt Nimuendaju. Aborda ainda questões políticas e sociais, discute sustentabilidade e ainda traz aspectos sobre representações artísticas e literárias da Amazônia.
A organização rigorosa dos textos é dos professores Willi Bolle, Edna Castro e Marcel Vejmelka. São 12 capítulos, 312 páginas com textos bem acabados e ilustrações que ajudam a orientar o leitor na compreensão de cada tema.
* Publicado originalmente no site do Instituto Ethos.