Aniversário de São Paulo reúne eventos culturais e ações cidadãs

Campanha incentiva ações cidadãs e sustentáveis

Transformar São Paulo em um lugar melhor já deixou de ser um sonho. É uma construção em andamento. Milhares de paulistanos atuam dia a dia para mudar essa cidade. Ações individuais, coletivas, virtuais vão ganhando corpo. São Paulo não é mais apenas a cidade fria dos prédios e dos carros. Bicicletas, pedestres, skates, artistas de rua, eventos ao ar livre, grafites, hortas urbanas, feiras orgânicas vão colorindo o cinza. Ainda falta muito, mas a transformação já começou. E se ainda não começou, pode ser iniciada agora.

Eu sou cidadão paulistano! Eu reciclo lixo. Eu dou carona. Eu respeito o ciclista. Eu economizo água. Eu acompanho o trabalho dos vereadores. Cada um faz a sua parte e a cidade fica cada vez melhor. Eu sou cidadão paulistano! é o movimento que a CBN lança ao lado da Rede Nossa São Paulo no mês do aniversário de 459 anos da cidade. A ideia veio de um cidadão paulistano, Oded Grajew, um incansável transformador de São Paulo. Desde o dia 14, foram feitas uma série de entrevistas com esses cidadãos paulistanos. E isso termina numa grande festa no Pateo do Collegio.

Festa no Pateo do Collegio

O cidadão paulistano pode comemorar na sexta-feira, 25 de janeiro, no Pateo do Collegio, às 9h30, os 459 anos de São Paulo. Além da música ao vivo com Demônios da Garoa, terá bate papo, passeio literário, feira de troca de livros, fotografias de presente e muito mais. A âncora Fabíola Cidral receberá os idealizadores da Bicicloteca Robson Mendonça e Lincoln Paiva, o pessoal do Vídeo Guerrilha e os comentaristas Mário Sérgio Cortella e Gilberto Dimenstein. Confira abaixo as atrações:

Sorria São Paulo

Para entrar basta um sorriso. O movimento Sorria São Paulo estará lá para fotografar os ouvintes. Todos vão receber na hora suas fotos num cartão postal de presente. E à noite essas imagens serão projetadas nos prédios históricos da cidade em mais uma ação do Vídeo Guerrilha. Quem quiser poderá mandar as fotos também pelas redes sociais com a #sorriasaopaulo

Bicicloteca
São Paulo ganhará mais quatro biciclotecas para o projeto do ex-morador de rua Robson Mendonça. A doação será feita durante o programa pelo Instituto Mobilidade Verde, idealizador da bicicloteca em parceria com o Robson. Em 2012, a Bicicloteca emprestou 104 mil livros na cidade. Cerca de 60% para pessoas em situação de rua, 20% para estudantes e 20% para a comunidade local

Doação de livros

Para encher as novas biciclotecas de livros contaremos com a ajuda dos ouvintes. Leve um livro para ser doado para o projeto. Se você gostar de algum livro, poderá também participar da feira de trocas.

Passeio literário

Às 12h, após o término do CBN São Paulo, o Instituto Mobilidade Verde fará um passeio literário pelo centro com 50 ouvintes. (As inscrições serão feitas no local por ordem de chegada). O passeio litérário  é um resgate da história de grandes escritores brasileiros  que tinham como cenário o centro de São Paulo. Entre eles Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Rui Barbosa e outros. O passeio com duração de 1h30 passará por locais onde esses escritores viveram, produziram e morreram. Ao longo da caminhada algumas leituras de obras e poesias.

Serviço

Horário: Sexta, das 9h30 às 12h
Endereço: Pateo do Collegio – Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro – São Paulo/SP

* Publicado originalmente no site Portal Aprendiz.