Apenas 50% dos brasileiros se dizem leitores, afirma pesquisa

A pesquisa destacou também que atualmente as mulheres (57%) leem mais que os homens (43%). Foto: lusi

A terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope Inteligência sob encomenda do Instituto Pró-Livro (IPL), mostra que a população leitora do país diminuiu para 50%, enquanto em 2007, 55% dos brasileiros se diziam leitores.

O levantamento foi feito entre junho e julho de 2011, com 5.012 pessoas de 315 municípios. Foram considerados leitores aqueles que leram ao menos um livro nos três meses que antecederam o início da pesquisa.

Houve uma redução também de 4,7 para 4,0 no número de livros lidos por ano. Participaram dessa estatística as obras iniciadas, mas não acabadas. Na conta final, o brasileiro leu 2,1 livros inteiros e desistiu da leitura de outros 2.

O mapa da leitura mostrou que os principais motivos dos brasileiros para não ler são a falta de tempo (53%) e o desinteresse (30%).

A região Centro Oeste é a que possui o maior número de leitores, com 53%. Logo atrás vem a região Nordeste, com 41% dos leitores. Depois está o Sudeste, com 50%, em seguida a região Norte, com 47%, e por último a região Sul, com 43% de leitores em relação ao total da população da região.

Livro digital

Também de acordo com o levantamento, 30% dos brasileiros já conhecem os livros digitais e 18% já usam essa novidade.

A pesquisa passada mostrava que a mãe era a maior incentivadora da leitura, porém, nessa nova edição, o professor foi o que mais estimulou a leitura (45%).

Outro dado relevante aponta que 93% dos entrevistados gostam mais de ler em casa e apenas 12% preferem ler na biblioteca.

Para passar o tempo, 28% preferem ler livros, periódicos (jornais e revistas) e textos da internet.

Os títulos mais mencionados foram: Bíblia, A Cabana, Ágape, O Pequeno Príncipe, Crepúsculo, Harry Potter, O Monge e o Executivo.

* Publicado originalmente no site EcoD.