Sharjah, Emirados Árabes Unidos, 21/5/2015 – O projeto internacional “Compartilhando a história”, que explora a relação entre o mundo árabe, o Império Otomano e a Europa entre 1815 e 1918, foi apresentado na quarta-feira, dia 20, no Museu Marítimo de Sharjah.
O Departamento de Museus deste emirado é um sócio estratégico da iniciativa, que acontece em cooperação com Museus Sem Fronteiras, uma plataforma virtual que oferece exibições online.
O projeto, que consumiu dois anos de esforços conjuntos, busca promover o diálogo intercultural através da arte e do patrimônio, e dele participam 22 países do mundo árabe, Turquia e Europa, trabalhando lado a lado para apresentar suas histórias compartilhadas a partir de suas próprias perspectivas.
O site de “Compartilhando a história” está integrado por 10 exibições temáticas, que incluem fotografias históricas, obras de arte e uma base de dados com informação sobre aproximadamente três mil objetos.
O diretor-geral do Departamento de Museus de Sharjah, Manal Ataya, disse que é “uma grande honra” ser anfitrião da apresentação para o mundo árabe deste projeto, que já foi lançado em Ancara e no próximo mês será apresentado em Viena. Envolverde/IPS