Arquivo

Assinado acordo proposto pela ONU

Cidade do Kuwait, Kuwait, 3/8/2016 – A delegação do governo do Iêmen, que negocia o acordo de paz promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), assinou o documento apresentado pelo enviado especial do fórum mundial, Ismail UldSheij Ahmed, e que permitirá pôr fim ao conflito armado.

Após a assinatura do acordo no dia 1º, um dos representantes do governo iemenita, Muain Abdulmalak, espera que a delegação que representa o movimento Ansarullah e o Congresso Geral do Povo também o assinem. “O regresso da delegação ao Kuwait depende de os lados em enfrentamento assinarem o acordo, do contrário as conversações foram fúteis”, afirmou.

Antes, no dia 30 de julho, o presidente do Iêmen, AbdRabbuh Mansour Hadi, aprovou o acordo e deu luz verde à delegação iemenita para assiná-lo, se e somente se os dois lados em luta também o fizerem antes do dia 7. Em um esforço para obter avanços positivos, o Kuwait concordou com o pedido da ONU de estender as conversações até essa data, pois ainda falta encontrar uma solução definitiva para o conflito. Envolverde/IPS