Avaliação afere nível de aprendizado dos estudantes do ensino fundamental

Apenas 42% do total dos avaliados atingiram esse patamar.Foto: Hugo Chinaglia

Mais de 40% dos alunos que concluíram o 3° ano do ensino fundamental não têm o aprendizado em leitura esperado para etapa. Este é o resultado da Prova ABC aplicada no primeiro semestre deste de 2011 a seis mil alunos de escolas municipais, estaduais e privadas de todas as capitais do Brasil.

O desempenho médio em leitura dos alunos participantes da avaliação foi 185,5 pontos. Os estudantes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram desempenho acima da média nacional, com o alcance de 197 pontos no Sul. As regiões norte e Nordeste atingiram, respectivamente, 172 e 167 pontos. A variação entre as escolar públicas e privadas foi de 40,9 pontos.

A média nacional da prova de redação, que contava com o desempenho de, pelo menos 75 pontos, apresentou 68,1 – com seis pontos inferiores para escolas púbicas e 18 superiores para as privadas.

Em matemática o conhecimento dos participantes teve média abaixo do nível determinado como aprendizado adequado, com 171,1 pontos. O aluno precisaria atingir 175 para ser considerado apto a resolver problemas envolvendo notas e moedas, além de dominar a adição e a subtração. Apenas 42% do total dos avaliados atingiram esse patamar.

A avaliação

A avaliação, que teve como objetivo aferir o nível de aprendizado das crianças no início da vida escolar, utilizou a mesma escala da desempenho adotada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exame aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) aos alunos do 5° e 9° do ensino fundamental. Neste modelo o aluno tem o aprendizado considerado adequado quando atinge 175 pontos.

A Prova ABC é uma parceria do movimento Todos Pela Educação, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

* Publicado originalmente no site EcoD.