Arquivo

Avança a ofensiva de paz no Iêmen

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 17/12/2015 – A pausa nos combates abre uma janela de oportunidades para a paz no Iêmen, afirmou o jornal The Khaleej Times,dos Emirados Árabes Unidos. O cessar-fogo decretado nesse atribulado país do Golfo dependerá das conversações que seus representantes do governo mantêm com rebeldes hutis em Genebra, na Suíça.

“O conflito já dura um ano e se intensificou em março deste ano, matando mais de cinco mil pessoas. Os dois lados se dão conta de que a guerra não é a solução para os problemas do Iêmen. O país se desgarra e os grupos extremistas veem uma oportunidade para deixar sua marca no caos reinante”, acrescentou o diário.

“A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 80% da população do Iêmen perdeu tudo nos combates, que se prolongaram até o dia 14, antes que entrasse em vigor o cessar-fogo de sete dias”, destacou oThe Khaleej Times.A coalizão árabe bombardeou posições hutis próximas a Saná, e ataques dos rebeldes com mísseis deixaram dois soldados mortos, um emiratense e um saudita.

“A pausa nos combates é boa, mas insuficiente. É importante um mapa do caminho para colocar o Iêmen no rumo da recuperação e evitar mais instabilidade na região. A trégua anuncia o início de uma ofensiva pacífica que esse país tanto necessita após décadas de instabilidade civil e guerra”, prosseguiu o jornal.

“O governo do presidente Hadi mostrou maturidade ao buscar uma trégua,que foi aceita pelos hutis. Os rebeldes não deram importância às conversações em outras oportunidades, e será preciso ver se agora levam a sério os esforços para concretizar uma solução negociada”, pontuou o diário.

Para oThe Khaleej Times, “a grande incógnita é se os hutis poderão se livrar da influência iraniana. A coalizão árabe interveio em março deste ano, quando se confirmou que os rebeldes receberam apoio moral e militar de Teerã. Os hutis podem fazer parte do processo político no Iêmen se o Irã deixar de mover seus pauzinhos”. Envolverde/IPS