Biblioteca: Clássicos cobrados em vestibulares são domínio público

Os livros de Machado de Assis também estão livres. Foto: Ana Carla B.

Poucos estudantes de vestibular sabem, mas alguns dos clássicos cobrados nas provas estão disponíveis como conteúdo livre no site Domínio Público. Como as obras foram escritas por escritores que já morreram há mais de cem anos, seus títulos perdem o valor comercial e se tornam públicas.

Um deles é o livro O Cortiço do romancista Aluísio de Azevedo. O livro conta a história dos moradores do Cortiço São Romão, cada qual com o seu tipo psíquico determinado pelo meio em que vive – característica típica do naturalismo. São muitos os personagens, dentre as 99 casinhas que compõe o cortiço.

Há João Romão, capitalista dono do cortiço que vive de extorquir seus clientes e inquilinos. A escrava Bertoleza, que passa poucas e boas ao ser explorada e enganada pelo marido (João Romão) e Pombinha, a moça pura que, ao entender as relações de interesse entre machos e fêmeas, se torna prostituta.

No site Domínio Público, as universidades Unama (Universidade da Amazônia) e USP (Universidade de São Paulo), além da Fundação Biblioteca Nacional, disponibilizaram suas versões digitais (todas com o mesmo conteúdo). Mas também há títulos como O Mulato e A Mortalha de Alzira, ambos escritos pelo mesmo autor.

– Baixe o livro em nossa biblioteca –

* Publicado originalmente no site EcoD.