BIC - No Dia do Consumo Consciente, empresa apresenta linha de produtos sustentáveis

bic

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente, data instituída pelo Governo Federal há quatro anos. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, consumo consciente é quando o consumidor opta por escolhas menos agressivas, individuais e imediatas. Ou seja: ser sustentável sem deixar de comprar.

Alguns produtos que usamos no nosso dia-a-dia são impossíveis de serem deixados de lado, mas dá para escolher itens que causem menos – ou nenhum – problema ao meio ambiente. Atitudes como comprar produtos verdes e consumir apenas de empresas que tenham atitudes sustentáveis são alternativas interessantes. Todo produto possui uma história, não surge simplesmente nas prateleiras e o consumidor precisa ficar atento ao que ocorre no pré-consumo.

Linha Ecolutions

A BIC desenvolveu uma linha para reduzir o uso de recursos não renováveis, a BIC Ecolutions, que oferece uma gama de produtos sustentáveis, usando novos materiais reciclados. A linha é apenas o primeiro passo da BIC, a marca está continuamente pesquisando para desenvolver produtos cada vez menos agressivos. Veja abaixo mais detalhes sobre a linha:

  • Caneta esferográfica BIC Ecolutions Round Stic é produzida com 40% de material reciclado de embalagens pós consumo da Tetra Pak;
  • Caneta ReAction Ecolutions possui 74% do corpo reciclado;
  • Lápis preto BIC Ecolutions Evolution tem 40% de material reciclado em sua composição e utiliza sobras de embalagens de iogurtes (pré-consumo);
  • Corretivo líquido BIC Ecolutions Base Água, usa água ao invés de solvente e, por isso, não agride ao meio ambiente. Atóxico e mais seguro principalmente para crianças;
  • A Cola bastão Ecolutions, nas versões de 8g, 21g e 36g, possui o tubo composto 100% por plástico reciclado;
  • Régua Colors, 99% da composição da régua é reciclada (poliestireno reciclado).

 

A PIMACO, que faz parte do Grupo BIC, disponibiliza etiquetas em papel reciclado em folhas de formato carta e A4, além de notas adesivas recicladas.

  • As notas adesivas são compostas 80% de papel reciclado;
  • A PIMACO possui uma linha completa de etiquetas, entre elas as Etiquetas Recicladas e as Escolares Recicladas, que são feitas com papel frontal 100% reciclado.

 

Ações de Sustentabilidade da BIC ao redor do Mundo

Projeto de diminuição de CO2 na distribuição dos produtos

A BIC possui um rigoroso controle sobre as empresas que realizam o transporte dos produtos BIC e mede regularmente a taxa de emissão de CO2. O cálculo consiste na multiplicação do fator de emissão relativo à cada modal de transporte (aéreo, marítimo e rodoviário) pelo peso transportado e a quilometragem percorrida.

Além disso, este ano a BIC Brasil trocou seu centro de distribuição, que ficava em Manaus anteriormente, para Uberlândia, com o objetivo de reduzir seus custos com logística e consequentemente, reduzindo a emissão de poluentes na atmosfera.

A criação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável em 2003

Simplicidade, pragmatismo e ambição são as palavras que definem a motivação da BIC em 2003 para iniciar o projeto global de Desenvolvimento Sustentável – uma ação importante de responsabilidade corporativa. A partir deste projeto, a BIC teve maior controle de riscos em sua cadeia e conseguiu medir melhor as oportunidades de mercado.

Para o programa a BIC buscou:

– desenvolver o senso comum para a ecologia: com o objetivo de limitar o consumo de recursos naturais, o grupo BIC procura minimizar o uso de materiais em seus produtos e embalagens, enquanto que gradualmente foi introduzindo materiais eco-friendly, reciclados e reutilizáveis.

– reduzir o impacto ambiental: mensurar o impacto ambiental dos produtos, fábricas e atividades de transporte da BIC em todo planeta. Isto é a base para a implementação de ações que reduzam o impacto ambiental.

– construir dia-a-dia relações baseadas na confiança: a BIC também está focada em estreitar suas relações com seus colaboradores e promover suas habilidades, ao mesmo tempo que busca realizar iniciativas de suporte para as comunidades locais.

A estrutura operacional

A operação do projeto de Desenvolvimento Sustentável é baseada no contínuo aperfeiçoamento de todo Grupo BIC e esta atitude é dedicada a toda estrutura, que inclui a criação do Time de Desenvolvimento Sustentável, com 25 membros de diferentes naturalidades representando as funções prioritárias do Grupo. Este time se encontra duas vezes ao ano e é presidido pelo CEO do Grupo BIC. O propósito deste grupo é propor estratégias e planos de ações viáveis, com foco na melhoria dos níveis operacionais.

A equipe tem também a missão de mobilizar recursos internos e precisa se reportar em relação à implementação dos programas por ela propostos. O diretor de desenvolvimento sustentável coordena esta missão e reporta a um executivo da dupla de vice-presidentes do Grupo BIC.

Além disso, o Código de Conduta do Grupo BIC é implementado em todas as fábricas da BIC e em seus contratos de manufatura. Desta maneira, a BIC controla e avalia o progresso de seu Programa de Desenvolvimento Sustentável com o BIC Barômetro, que define dez compromissos de desenvolvimento sustentável associados com dez indicadores de performance e atualizado a cada três anos.

O Barômetro da BIC

Desde 2008 o Grupo BIC têm fundamentado suas ações em torno de uma ferramenta de gerenciamento: O Barômetro BIC de Desenvolvimento Sustentável. Este Barômetro define dez compromissos abordando os principais desafios: o desempenho ambiental dos produtos e embalagens BIC; o desempenho ambiental das fábricas; o impacto nas mudanças climáticas das operações de transporte; segurança no ambiente de trabalho; desenvolvimento pessoal dos colaboradores; conformidade com o Código de Conduta e compromisso do Grupo com as comunidades locais.

Esta ferramenta é implementada em escala mundial. Os objetivos do Barômetro são atualizados a cada três anos, e o progresso de cada área é mensurado anualmente. Em 2011 foi lançada a segunda edição do Barômetro para 2011-2013, renovando seus dez compromissos associados com específicos indicadores de performance. No final de 2012, o resultado geral no Barômetro ficou em 7.5/10, um crescimento de 1.5 pontos em relação ao ano anterior. Este progresso pode ser atribuído, principalmente, em relação à melhora de performance ambiental dos produtos BIC, além do certificado ambiental das três novas fábricas e os esforços para limitar o uso do transporte aéreo na distribuição de seus produtos.