Brasil avança na discussão para o trabalho decente, diz OIT

A Diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, participou nessa sexta-feira (23) da 88ª Reunião do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (FONSET), em Maceió.

Atualizado em 27/11/2012 às 11:11, por Ana Maria.

A Diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, participou nessa sexta-feira (23) da 88ª Reunião do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (FONSET), em Maceió. No evento, Abramo falou dos avanços no debate sobre o trabalho digno no país e elogiou a I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (CNTED), realizada em agosto em Brasília e que ampliou nacionalmente a discussão sobre o tema.

“Apesar das dificuldades, os grandes ganhos em nível estadual são claros: ampliação do debate sobre o trabalho apropriado em todo o território nacional. A I CNETD não foi um evento pontual: faz parte da trajetória que o Brasil vem trilhando desde 2003 com a assinatura do Memorando de Entendimento entre o país e a OIT para a elaboração de uma Agenda Nacional de Trabalho Decente”, disse Abramo.

Em âmbito nacional, a principal perspectiva de continuidade é a elaboração da Politica Nacional de Emprego e Trabalho Decente, a partir das propostas aprovadas por consenso na I CNETD. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizará em 2013 seminários regionais para discutir com os estados os desdobramentos da conferência, informou Abramo. Ela destacou que no âmbito estadual deve se priorizar à continuidade do processo de implementação e construção das agendas e analisar as propostas das conferências estaduais e como utilizá-las nas questões regionais relacionadas ao mundo do trabalho. As propostas também podem servir de insumo para as agendas estaduais de trabalho decente.

* Publicado originalmente no site ONU Brasil.


    Leia também: