Em maio, São Paulo será o centro das atenções de produtores, pesquisadores, consumidores e especialistas de todo o mundo em produtos não transgênicos: nos dias 10 e 11, a Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange) promove o Semear – I Encontro de Produtos e Sementes Não Transgênicos – espaço para exposições, troca de informações, palestras e até negócios.
Sim, negócios. Afinal, o evento vai reunir produtores e importadores de não transgênicos, um mercado que vem ganhando corpo em ritmo diretamente proporcional às exigências de consumidores de todo o mundo – mas principalmente da Europa e da Ásia – por alimentos certificadamente livres de transgênicos.
Neste mercado, o Brasil nada de braçada. Somos, afinal, o maior produtor e exportador mundial de não transgênicos do planeta, posição que agrega valor a todos os elos desta cadeia. Isto porque os consumidores de alimentos não transgênicos dispõem-se a pagar um prêmio, de forma a garantir a autenticidade do produto. Este prêmio é rateado por todos os agentes envolvidos no processo: exportadores, processadores e agricultores.
Mais do que um nicho de mercado, essa nova frente de negócios constitui um mercado especial. Basta ver que as exportações de soja não transgênica em 2010 somaram cinco milhões de toneladas, o equivalente a 18% do volume total embarcado no mesmo ano. Mais ainda: as vendas externas de farelo de soja não transgênico atingiram 6,5 milhões de toneladas, praticamente a metade das exportações totais de farelo, que somaram 13,6 milhões de toneladas. E os embarques de lecitina – derivado da soja utilizado na produção de massas, pães, chocolates e outros produtos alimentícios – é praticamente toda ela não transgênica.
“As oportunidades de crescimento neste mercado são enormes”, destaca Ricardo Sousa, diretor-executivo da Abrange. Isso porque a produção de soja dos principais concorrentes do Brasil – Estados Unidos e Argentina – é praticamente toda ela transgênica. “Só o Brasil possui escala e qualidade para atender o mercado internacional”, finaliza Sousa.
Mais informações no site da Abrange.