C&A - Empresa reinaugura Loja Eco com selo LEED

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A unidade, localizada em Porto Alegre, é a primeira do varejo de moda do Brasil a receber a certificação internacional LEED de construções sustentáveis

A Loja Eco da C&A está de cara nova: a unidade, exclusiva da rede nesse formato, fica em Porto Alegre, e é a primeira do varejo de moda do Brasil a receber o selo LEED ( Leadership in Energy and Environmental Design), sistema internacional de certificação para construções mais utilizado no mundo, que assegura os critérios de ecoeficiência reconhecidos internacionalmente.

Inaugurada em dezembro de 2009, essa é a primeira Loja Eco da C&A no Brasil, e a segunda da rede no mundo ? a primeira foi inaugurada na Alemanha, em outubro de 2008. Porto Alegre foi escolhida como sede do projeto devido ao reconhecimento internacional do trabalho que a cidade desenvolve na área de sustentabilidade, como o pioneirismo na reciclagem de lixo.

Inovar mais uma vez no varejo, ao obter o selo LEED, foi o objetivo da C&A ao aplicar para a certificação. Para obter o reconhecimento, a loja passou por avaliação feita em sete dimensões: Espaço Sustentável; Eficiência do Uso da Água; Energia e Atmosfera; Materiais e Recursos; Qualidade Ambiental Interna; Inovação e Processos; e Créditos de Prioridade Regional. Quando atendidos, os requisitos fizeram com que a empresa ganhasse pontos que a qualificaram para receber o selo.

“Estamos muito orgulhosos pela nossa Loja Eco ser a única do varejo de moda do Brasil a receber esse reconhecimento internacional, que é o selo LEED. Também estamos muito felizes de contribuir para a sustentabilidade de Porto Alegre, cidade engajada com o tema e que ganha agora seu primeiro prédio certificado”, explica Élio França, diretor de Operações da C&A.

A Loja Eco possui telhado verde, que ocupa cerca de 50% da cobertura da unidade e passou por uma revitalização que durou cerca de seis meses, coordenada pelo ambientalista gaúcho Adolf Muller. Agora, árvores frutíferas, nativas da região Sul, e trepadeiras integram a paisagem, ao mesmo tempo em que a vegetação do telhado reduz o efeito de ilha de calor, promove a biodiversidade, colabora na absorção da água da chuva, melhora o isolamento térmico do edifício e, consequentemente, diminui o uso do ar-condicionado.

Diferenciais da Loja Eco

Redução no consumo de energia: instalação de painéis solares para aquecer a água; adoção de lâmpadas econômicas e equipamentos de baixo consumo; sensores de presença nas escadas rolantes; e gerenciamento remoto de demanda para controle do ar-condicionado. As ações geram economia de 35% no consumo de energia.

Redução no consumo de água: um novo sistema de ar-condicionado; mictórios a seco; caixa acoplada com descarga de duplo fluxo nos banheiros; torneiras de baixa vazão, com arejadores de jato e temporizadores; que, juntos, reduzem em até 40% o consumo de água.

Transporte: há bicicletário na loja, além de indicação em mapa dos pontos de ônibus próximos, para estimular o uso de transporte público e meios alternativos de locomoção.

Espaço Cliente: área destinada à sustentabilidade, com coletor de lixo eletrônico (baterias, celulares e pilhas), painel com as ações em sustentabilidade da C&A e da loja, além de monitores com dicas ambientalmente corretas.

Sustentabilidade na construção: a escolha dos materiais levou em conta a geração do menor impacto negativo ao meio ambiente, sem perder a qualidade do projeto, e buscou proporcionar a melhora da qualidade do espaço interno para a saúde e a segurança dos funcionários e clientes. Entre os exemplos, estão: o uso de tintas e vernizes com baixo teor de substâncias nocivas e a promoção de altas taxas de renovação de ar e filtragem adequada, para garantir a qualidade do ar no interior da loja. Também foi feita a gestão dos resíduos da obra, que foram destinados para cooperativas.

Gestão do lixo: triagem e descarte adequados de materiais recicláveis para cooperativas certificadas de reciclagem, que contribuem para a diminuição da necessidade de áreas de aterros e extração de matérias-primas virgens.

Foco em sustentabilidade

Além das ações com a Loja Eco, a C&A pratica a sustentabilidade em todas as suas operações, com objetivo de deixar o melhor legado para as próximas gerações e minimizar os impactos gerados por seu negócio. Algumas das ações são:

• Incentivo à reciclagem, com coleta seletiva de lixo nos escritórios, centros de distribuição e em 40 lojas.
• Substituição dos papéis brancos pelos reciclados, a fim de valorizar os produtos que retornam à cadeia produtiva, e uso de 12% de plástico reciclado na fabricação de cabides.
• No escritório central, estimula-se o uso de canecas como alternativa aos copos plásticos descartáveis, para reduzir os resíduos.
• Os cabides, quando quebrados, retornam à produção de novos cabides, para reduzir a produção de 440 toneladas de sucata por ano, o que equivale a 16 carretas de cabides.
• Desde 2008 o controle de emissões de poluentes em todos os processos de transporte tem sido mapeado.
• Desde 2009 a C&A disponibiliza para venda a sacola reutilizável, produzida com algodão cru, mais resistente e de longa vida útil.
• As caixas de presente são feitas de papel 100% reciclado e são oferecidas gratuitamente nas lojas desde 2005.
• As sacolas de plástico foram substituídas pelas oxibiodegradáveis, que começam a se degradar a partir do 18º mês de fabricação.
• Todas as lojas possuem coletores para o descarte de celulares, pilhas e baterias. Desde agosto de 2010 já foram coletadas 2,5 toneladas de materiais, que foram encaminhadas para a reciclagem.
• A rede tornou-se a primeira empresa no setor de varejo de moda no Brasil a publicar um Relatório de Sustentabilidade com base nas diretrizes estabelecidas pela Global Reporting Initiative (GRI), em 2010. Para conhecer o material, acesse http://site.cea.com.br/site/relatorio-sustentabilidade.

Sobre a C&A

Líder do mercado varejista de moda brasileiro, a C&A foi criada em 1841 pelos irmãos Clemens e August, e a união de suas iniciais deu origem ao nome da empresa. A primeira loja foi inaugurada na Holanda, em 1861. A rede tornou-se uma das primeiras no mundo a oferecer roupas prontas aos consumidores. Em 1911, com o crescimento do negócio, a empresa instalou-se na Alemanha, e, posteriormente, em outros países da Europa.

Com 37 anos de Brasil, mais de 240 pontos de venda distribuídos por mais de 100 cidades e atendidos por mais de 18 mil associados. Atualmente, são mais de 1,8 mil lojas na Europa, América Latina e Ásia. Em 2006, a rede criou a empresa independente Organização de Serviço para Gestão de Auditorias de Conformidade (Socam), com o objetivo de buscar a melhoria contínua das condições de trabalho na sua cadeia produtiva. Com a Socam, a C&A tornou-se a primeira rede de varejo do Brasil a auditar toda a sua cadeia produtiva.

A companhia também foi a primeira do setor a assinar, em 2010, o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil, que visa implementar ferramentas para impedir que empresas e a sociedade brasileira comercializem produtos de fornecedores que usem trabalho irregular.