Além de trabalhar o corpo, a canoagem é uma ótima opção para combater o estresse. O contato direto com a natureza favorece a liberação de endorfina, substância química presente em nosso corpo e responsável pelo bem-estar. O esporte é dividido em duas categorias: slalom e velocidade.
O slalom é praticado em águas agitadas, geralmente em corredeiras. O objetivo é terminar o percurso estabelecido pela competição no menor tempo possível, sendo que os competidores não largam juntos. Já a canoagem de velocidade é praticada em águas calmas, como lago e lagoas. Os trechos variam de 200 a mil metros. Todos saem juntos e vence quem chegar primeiro.
O canoísta de slalom Pedro Henrique Gonçalves tem apenas 19 anos, mas já está na seleção brasileira desde 2009. Para ele, o esporte só trouxe benefícios. “Hoje tudo o que eu tenho é graças a canoagem. É um esporte fantástico, não tem o que dizer. Você se sente livre, nunca tive nenhuma doença. Nunca precisei ir ao médico para fazer algum tratamento, ficar internado, nunca.”
Tanto a canoagem de velocidade como o slalom podem ser praticados por qualquer pessoa, em qualquer idade. A atividade fortalece a musculatura e desenvolve a capacidade cardiorrespiratória. Mas o fisiologista da equipe brasileira de canoagem, Eros Ferreira, avisa: quem quiser se aventurar no esporte precisa tomar alguns cuidados. “Em ambos tem uma questão de segurança em relação ao afogamento, no caso a segurança do atleta na água. Então é utilizado colete salva-vidas, no slalom usa capacete para evitar que o atleta tenha algum choque com algum obstáculo, mas, em geral, em todas as modalidades, vai precisar de um barco, um remo e o local para a prática. Isto é o básico.”
Além da preocupação com a segurança na água, o canoísta deve ficar atento para não sofrer lesões. É o que explica o ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Marcus Vinícius Galvão. “Porque você está tirando o seu corpo de uma situação de inércia, em que a musculatura está relaxada, e você vai começar a repetir intensamente gestos de uma maneira contínua, com mudanças de direção, em que você tem rotação do tronco, mobilização da sua coluna, movimentação das pernas, e portanto você tem que ter a sua musculatura condicionada para que você aguente praticar o esporte sem nenhum risco de lesão.”
A canoagem passou a ser esporte olímpico em 1936, nos jogos de Berlim.
* Publicado originalmente no site Blog da Saúde.