Arquivo

Cidades sustentáveis dependem da cooperação internacional

Dubai, Emirados Árabes Unidos, 12/2/2016 – Em 2030 poderá haver cinco milhões de habitantes em Dubai, um dos Emirados Árabes Unidos, segundo as estimativas. O aumento da população e o esgotamento dos recursos naturais fazem aumentar a demanda por serviços de educação, energia, emprego e moradia, entre outros, destaca o diretor da municipalidade, Hussain Nasser Lootah.

Prefeitos e representantes de cidades irmãs e de várias organizações se reuniram para assinar a Carta de Dubai da Aliança de Cidades por um Desenvolvimento Sustentável, para colaborar com a concretização desse fim.O evento ocorreu no último dia da quarta Cúpula Mundial de Governo, quando os participantes se reuniram para discutir sobre o desenvolvimento sustentável das cidades na mesa-redonda Criando as Cidades do Futuro.

Os prefeitos de Ancara (Turquia), Casablanca (Marrocos), Amã (Jordânia), e Medina (Arábia Saudita) trocaram experiências de sucesso sobre a construção de comunidades sustentáveis, capazes de reduzir o uso de fontes tradicionais de energia e se concentrar em alternativas renováveis.

Manvita Bardai, diretor da Associação Internacional de Mercado de Capital-Índia, acrescentou que é fundamental reunir e compartilhar dados em escala global. Lootah ressaltou que o importante é desenvolver associações entre instituições e trocar informação entre os países. Envolverde/IPS