Arquivo

Cites elogia esforços dos Emirados

Dubai, Emirados Árabes Unidos, 21/1/2016 – A junta permanente da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (Cites) elogiou os Emirados Árabes Unidos por seus esforços para proteger espécies em perigo. Inclusive, mencionou a destruição em 2015 de toneladas de marfim confiscadas de contrabandistas.

A notícia surgiu na 66ª reunião da junta permanente, ocorrida entre os dias 11 e 15 deste mês, em Genebra. A destruição de estoques de marfim trabalhado e em estado bruto, em colaboração com a Interpol, é um modelo para outros países.O ministro de Ambiente e Água dos Emirados representou o país na reunião da Cites. A participação emiratense se integra à Visão 2021 e na estratégia nacional para proteger a biodiversidade.

Os Emirados assinaram a Cites em 1990 e em 2002 foi aprovada a lei federal número 11 para garantir a aplicação da Convenção. Desde então, o país busca regular o comércio de espécies silvestres mediante a emissão de certificados de entrada e saída das mesmas e endurecendoo controle fronteiriço.A reunião da junta na Suíça teve cerca de 500 participantes de todo o mundo para debater sobre importantes assuntos de gestão e conservação da vida silvestre. Envolverde/IPS