Concurso visa transformar jovens em embaixadores da Amazônia

O concurso foi iniciado em 2012. Foto: Silvio Marchini

 

Imagine você: um grupo de 30 jovens entre 15 e 19 anos, do Arco do Desmatamento (região também conhecida como Fronteira do Desmatamento da Amazônia), que passaram por oficinas presenciais na divisa entre o Mato Grosso e o Pará, desenvolveram campanhas de comunicação em prol da proteção e o uso sustentável dos recursos naturais.

Este foi o processo do Prêmio Jovem Conservacionista, que teve início no segundo semestre de 2012 e tem conclusão prevista para o final de janeiro de 2013. Os autores dos melhores produtos (documentários, fotos, artigos, cartazes e revistas relacionados a essas ações que acontecem na região) vão participar de uma oficina para aprimorar técnicas de comunicação.

Dois dos escolhidos ainda viajarão para São Paulo, onde conhecerão redações jornalísticas especializadas em educação e comunicação ambiental, visitarão colégios privados para apresentar as produções e realizarão palestras sobre conservação na Amazônia.

“Durante os últimos anos, trouxemos muitos jovens de ensino médio de São Paulo para a Alta Floresta [município no estado de Mato Grosso]. Agora, pela primeira vez, fazemos o caminho contrário, de levar os jovens da Amazônia para lá”, explicou ao portal Porvir.org, o idealizador do projeto, o biólogo Silvio Marchini.

Assista a um dos documentários produzidos pelos participantes:

Marchini afirmou, ainda, que a intenção é que os jovens se tornem embaixadores da Amazônia tanto através das redes sociais, como o Facebook e o Twitter, quanto por reuniões preseniais, onde eles poderão explicar como fazer o manejo e o uso sustentável dos recursos. “O propósito é que eles próprios possam transmitir essas ideias de conservação da natureza para os demais. Eles prestam mais atenção uns nos outros do que, por exemplo, se ouvem algo de um biólogo ou um professor”, pontuou o biólogo.

A intenção é que os embaixadores organizem uma exposição itinerante para percorrer escolas públicas da região amazônica.

O biólogo participou do TEDx Amazônia, em novembro de 2010, quando comentou sobre a relação entre o homem e a natureza. Assista e relembre:

* Publicado originalmente no site EcoD.