Moradores das comunidades Santa Marta e Cantagalo, no Rio de Janeiro, tiveram as suas rotinas transformadas ao longo do segundo semestre. Com o objetivo de engajar os moradores em questões relacionadas à qualidade de vida e de revitalizar espaços importantes para a convivência e recreação dos moradores – o Campo do Tortinho e a quadra do Cantagalo -, a Unilever Brasil e a ONG love.fútbol desenvolveram o projeto Conectados pela Cidade. Para que a iniciativa fosse bem-sucedida, tanto a companhia como a ONG sabiam que seria fundamental o envolvimento e a participação das comunidades em todas as etapas. Para isso, líderes comunitários, grupos formais e informais atuantes nas localidades e moradores do entorno das quadras tiveram um papel de liderança desde o início. Foram mais de 300 voluntários e três mil horas de trabalho doadas à causa. Entre mutirões de limpeza, construção e pintura, os moradores também tiveram contato com equipes especializadas em temas que afetam diretamente a saúde e o bem-estar: limpeza e combate ao Aedes Aegypti, gestão de pequenos negócios e autoestima de jovens. O esforço valeu a pena. Dia 17.12, a comunidade do Cantagalo irá inaugurar a sua nova quadra poliesportiva. O espaço, que tem vista privilegiada para a praia de Ipanema, beneficiará mais de 3 mil pessoas. Com mais de 40 anos de história e desativado há seis, o Campo do Tortinho, em Santa Marta, será reinaugurado em 18.12 e beneficiará mais de 2 mil pessoas. As reformas foram patrocinadas pela marca Rexona. (#Envolverde)