Arquivo

Conexão com a divindade

Hajj. Foto: Wikipedia
Hajj. Foto: Wikipedia

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 7/10/2014 – O jornal em língua inglesa The Gulf News, dos Emirados Árabes Unidos, afirmou que o Hajj (peregrinação) é uma demonstração de solidariedade dos muçulmanos e de sua submissão a Alá. O termo Hajj quer dizer “tentar uma viagem”, que significa tanto o ato de se mudar para outro lugar como o desejo interior de se mover.

Cerca de dois milhões de muçulmanos em todo o mundo se reuniram no deserto de Makkah, na Arábia Saudita, para a emotiva e sagrada peregrinação anual a Meca. Enquanto as lágrimas caem e as orações inundam o ar, a conexão espiritual e enlevada em êxtase entre o homem e Deus brilha na terra santa. “Os fiéis acreditam que nesse dia as portas do céu se abrem, as orações são atendidas e os pecados perdoados”, acrescentou o jornal.

Segundo um estudo de 2008 sobre o impacto da peregrinação islâmica, as comunidades muçulmanas se tornam mais positivas e tolerantes após viverem a experiência de Hajj. O estudo “Estimativa do impacto de Hajj: religião e tolerância no encontro mundial do Islã” foi realizado junto com a Escola de Governo John F. Kennedy, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Envolverde/IPS