As Nações Unidas alertaram nessa segunda-feira (06) que é necessário tornar o uso da terra, da água, da energia e dos materiais muito mais eficiente para alcançar os objetivos globais referentes à biodiversidade para 2020.
O novo relatório da ONU, Panorama da Biodiversidade Global 4, enfatiza que a manutenção dos padrões atuais de comportamento, consumo, produção e incentivos econômicos não permite que os ecossistemas mundiais sejam capazes de satisfazer às necessidades humanas do futuro.
O aviso foi emitido na data de início da 12ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP-12), em Pyeongchang, na Coreia do Sul, que pretende criar uma estratégia que aumente substancialmente os recursos disponíveis para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade.
A conferência é uma oportunidade crucial para delinear os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), ao serem revistos planos e estratégias nacionais, e para dar novo impulso às 20 metas traçadas para a biodiversidade no ano de 2010 em Aichi, no Japão, disse o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner.
As Metas de Aichi contribuem significativamente para expandir prioridades globais, como a redução da pobreza e da fome, a elevação das condições de saúde humana e a garantia de suprimento sustentável de energia e de água potável.
* Publicado originalmente no site ONU Brasil.