O Barômetro da Biodiversidade 2013, divulgado nesta semana, apresenta um panorama ambiental em 11 países. Os dados mostram que as empresas estão percebendo que a fatia de consumidores que levam em conta questões ambientais ao fazerem suas compras está crescendo significativamente. O Barômetro foi criado em 2009 pela União pelo Biocomércio Ético (UEBT), uma associação sem fins lucrativos formada por diversas empresas e entidades, entre elas o IMAFLORA e a Natura. Em 2013, a pesquisa entrevistou mil pessoas do Brasil, China, Alemanha, França, Peru, Suíça, Reino Unido, Japão, Índia, Coreia do Sul e Estados Unidos, e apontou que 75% dos consumidores já ouviram falar sobre biodiversidade, enquanto 48% deram uma definição correta dela. No Brasil, 96% dos entrevistados já tinham ouvido falar de biodiversidade, o maior índice entre os países pesquisados. Desse total, 51% deram a definição correta e 25% uma definição parcial. Os brasileiros disseram que aprendem sobre a biodiversidade em documentários, na escola e pela publicidade. (Envolverde)