ABU DHABI, 6 de julho de 2018 (WAM) – O Fundo Monetário Árabe (AMF) realizou, em sua sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), a reunião anual do Escritório Permanente do Conselho de Governadores dos Bancos Centrais Árabes e Agências Monetárias, para preparar a próxima 42ª sessão do conselho.
A reunião foi chefiada por Abdel Aziz Ould Dahi, governador do Banco Central da Mauritânia e presidente da atual sessão do Conselho, e contou com a presença de Mubarak Rashed Al Mansouri, governador do Banco Central dos Emirados Árabes Unidos, e do Dr. Abdulrahman bin Abdullah. Al Hamidi, diretor-geral e presidente da AMF.
A agenda da reunião incluiu um relatório do secretariado do conselho que foi apresentado por Al Hamidi, bem como vários tópicos incluídos em um relatório do Comitê Árabe de Supervisão Bancária (ACBS), dois relatórios sobre o trabalho das equipes regionais responsáveis pela promoção financeira inclusão e estabilidade financeira na região árabe, um relatório sobre o trabalho do Comitê Árabe de Informações sobre Crédito e outro relatório sobre o trabalho do Comitê Árabe para Sistemas de Pagamento e Liquidação.
O escritório aprovou um esboço de discurso sobre questões que foram recomendadas para inclusão em um discurso árabe unificado para 2018 que será dado pelo Grupo Árabe nas reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, que será realizado em outubro em Bali Indonésia.
O escritório saudou o progresso de uma iniciativa regional que foi lançada pela AMF para promover a inclusão financeira nos países árabes, em cooperação com a Aliança para Inclusão Financeira, a Agência Alemã de Desenvolvimento e o Banco Mundial, acrescentando que o objetivo da iniciativa é apoiar os países árabes na adoção de estratégias e programas nacionais que promovam a inclusão financeira, especialmente permitindo que mulheres, jovens e micro, pequenos e médios projetos tenham acesso a serviços financeiros e se beneficiem de tecnologias modernas e relevantes conhecimentos internacionais.
O escritório também aprovou a data e o local da 42ª reunião anual do conselho, que será realizada em 17 de setembro na Jordânia. (#Envolverde)