CPEA e SOMA fazem parceria na área de serviços socioambientais

sustentabilidadeAs duas consultorias unem expertise no desenvolvimento de projetos ambientais à atuação em comunicação social e gestão de conflitos

A consultoria ambiental CPEA (Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais) e a SOMA Desenvolvimento e Meio Ambiente anunciam a realização de uma parceria para oferecer ao mercado um serviço integrado na área de consultoria socioambiental, que vai do planejamento a realização de projetos de estudos e licenciamento ambiental, a estratégias e implementação de ações de comunicação social e de crise, gestão de partes interessadas e de riscos não técnicos, diálogo e gestão de conflitos, visando conformidade e performance socioambiental.

A CPEA é uma das consultorias líderes na área ambiental, atuando no planejamento, licenciamento, implantação, gestão ambiental, operação e desativação de projetos e empreendimentos. Já a SOMA atua em processos de avaliação e gestão de engajamento com stakeholders, planejamentos e metodologias participativas, performance social e abordagens socioeconômicas em territórios de instalação pautados pelo diálogo. O trabalho em conjunto oferece soluções inovadoras para auxiliar as organizações a conduzirem a implantação de projetos de grande e médio porte com maior eficiência e respeito social e ambiental obtendo melhores resultados.

A complementaridade dos portfólios de serviços e produtos das duas empresas, cada uma com mais de 10 anos no mercado, se constitui em importante diferencial para empreendimentos nas áreas de infraestrutura, energia, mineração, desenvolvimento urbano e indústria – áreas de maior impacto sobre o uso e a ocupação do espaço físico.

“Antecipar-se aos problemas socioambientais, com um projeto bem estruturado em todas as áreas que envolvem os conflitos socioambientais, é uma iniciativa que tem garantido bons resultados para as empresas na gestão de grandes empreendimentos”, afirma Eugenio Singer, presidente da CPEA. As boas práticas de gestão ambiental e gestão de engajamento de stakeholders, segundo ele, influenciam, inclusive, o desempenho financeiro, por garantirem maior segurança jurídica e redução de riscos ao negócio.

De acordo com Hugo Diogo, diretor da SOMA, o cronograma de uma obra pode atrasar por causa de uma ação pública movida pela população. “O nosso objetivo é encontrar soluções que possam ajudar as empresas a avançarem em suas metas, dentro de um ambiente participativo, colaborativo e de eficiência técnica”, observa.

Para auxiliar as empresas nesses desafios, a CPEA e a SOMA desenvolveram ferramentas de tecnologia, que tornam o processo mais eficiente. A SOMA possui a representação do software australiano Darzin no Brasil. O software atua no gerenciamento e registro das informações estratégicas entre as partes interessadas – comunidades, ONG´s, empresas, governos etc. Além disso, dispõe de processos inteligentes de integração e manejo de informação quantitativa e qualitativa que permite análises e geração de evidências rápidas e compartilhadas sobre a evolução do engajamento, os sistemas de reclamação e feedback e sobre a gestão de riscos não técnicos.

A CPEA, por sua vez, em parceria com a empresa de tecnologia francesa Altran, desenvolveu o SETTER, serviço de gestão informatizado destinado à gestão de conformidades, prevenção, registro e acompanhamento em tempo real de todas as ações e ocorrências ambientais das empresas. “São duas ferramentas de controle e tratamento das informações que ampliam a eficiência da operação, buscando a conformidade plena”, conclui Singer.

Sobre a CPEA (www.cpeanet.com.br)

Com treze anos de atuação, a CPEA já figura entre as principais consultorias ambientais do Brasil. A empresa presta assessoria estratégica para todo ciclo de vida dos empreendimentos. A consultoria também elabora estudos e prestação de serviços de gestão ambiental para as fases de licenciamento, construção e operação. Sediada em São Paulo e com uma unidade de negócios em Santos, a CPEA atua em todo o território nacional.

Sobre a SOMA (www.somads.com.br)

Empresa de consultoria socioambiental, com atuação nas áreas de comunicação social; elaboração, execução, monitoramento, avaliação, assessoramento e auditoria de projetos socioambientais; planejamento de estratégias e instrumentos de gestão ambiental em áreas marinhas e continentais; desenvolvimento de sistemas e tecnologia da informação; gestão de conflitos socioambientais. Sediada em Salvador e com unidade de negócios no Rio de Janeiro, a empresa atua em todo o território nacional.