Campinas e Uchoa foram as maiores beneficiadas, recebendo, respectivamente, 5,131 mil e 3 mil espécies de mudas.
Por Redação da Envolverde*
Campinas, 24 de janeiro de 2017 – A CPFL Paulista, distribuidora que atende a 4,3 milhões de clientes em 234 cidades do interior paulista, doou 16,362 mil mudas de árvores para 11 municípios da área de concessão, em linha com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. A iniciativa, que consumiu R$ 818,1 mil em investimentos da concessionária, contribui para a arborização urbana, proporcionando mais qualidade de vida aos habitantes.
Campinas (SP) foi a cidade que recebeu o maior número de doações da CPFL Paulista, 5.131 mil plantas, entre mudas e árvores. Essa ação foi fruto da parceria firmada entre a concessionária e a Prefeitura Municipal com o objetivo de contribuir com as ações de rearborização da cidade. Em junho do ano passado, Campinas foi alvo de um fenômeno climático raro, a micro explosão (uma violenta rajada de vento em direção ao solo), que destruiu árvores em diversos pontos do município.
Outras cidades que foram contempladas com as doações da CPFL Paulista foram Uchoa (3 mil mudas), Amparo (2,215 mil), Matão (2 mil), Guapiaçu (1 mil), Ribeirão Preto (490), entre outras. Com os resultados alcançados em 2016, a concessionária já contabiliza mais de 1,06 milhão de mudas árvores doadas aos municípios de sua área de concessão.
Entre os principais projetos ambientais desenvolvidos em parceria com o poder público é o “Arborização Mais Segura”, voltado ao plantio de espécies próprias para áreas urbanas, oferecendo proteção e sombreamento aos cidadãos e melhor convívio com as redes elétricas de distribuição. Já participam da iniciativa as prefeituras de Itatiba e Amparo, no Estado de São Paulo.
Os objetivos do projeto são a redução da necessidade de podas e intervenções na arborização, garantia da qualidade da distribuição de energia elétrica aliada aos benefícios da arborização adequada e, conscientização e educação da população quanto à relevância do tema. A qualidade da arborização das vias urbanas tem influência direta sobre a rede de distribuição de energia elétrica. Em dias de temporais, grande parte das interrupções do fornecimento de energia são causadas por quedas de galhos e de árvores sobre a rede elétrica.
“O convívio harmonioso entre redes elétricas e arborização é de suma importância, tendo em vista que a interferência de galhos e de árvores representa 2/3 do tempo em que o cliente fica sem energia. Em 2016, por exemplo, a CPFL Paulista registrou 20.013 interrupções provocadas por intervenções da vegetação no sistema de distribuição, como queda de galhos de árvores sobre os cabos elétricos”, completa o presidente da distribuidora, Carlos Zamboni Neto.
As mudas são provenientes de viveiros da empresa, e a doação é gratuita para as cidades. Entre as espécies disponibilizadas estão: Angelim Rosa, Espirradeira, Flamboyant Mirim, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Ipê Roxo, Flamboyant-Mirim, Manacá da Serra, Pitanga, Quaresmeira Rosa e Resedá. Em troca, a distribuidora conta com o apoio da administração pública em cultivar o plantio dessas espécies que convivem melhor com a rede elétrica.
Veja a lista completa de cidades contempladas com a doação de mudas:
(#Envolverde)