O professor americano John Hunter criou o “Jogo da Paz Mundial” para ensinar sobre cooperação e tolerância para crianças. Há 28 anos, Hunter leva o seu jogo para as salas de aula de escolas norte-americanas. Lá, os alunos, que recebem cargos como de primeiro-ministro e secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), têm que resolver conflitos de forma pacífica.
No jogo, as crianças se deparam com problemas como o aquecimento global, o preço do petróleo e invasão de terras. Na simulação, quatro ou cinco países entram em conflito político, econômico e social, e o grupo estuda um dossiê de 13 páginas com 50 crises que precisam ser resolvidas até o final do jogo. A ideia é incentivar o coletivo, já que ninguém consegue resolver os problemas sozinhos.
Hunter acredita que a experiência transforma as crianças em pensadores mais críticos e criativos. Em 2010, a experiência do professor se transformou no documentário “World Peace and Other 4th-Grade Achievements” (O Jogo da Paz Mundial e Outras Conquistas da Quarta Série, em português) que mostra os alunos em ação.
Veja o vídeo no endereço abaixo.
[youtube width=”640″ height=”390″]https://www.youtube.com/watch?v=lCq8V2EhYs0[/youtube]
(Com informações da Folha.com)
* Publicado originalmente no site As Boas Novas.