Arquivo

Cubano-norte-americano deve apoiar fim do embargo, afirma jornal

Cuba_Cars_03-485x244Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 6/1/2015 – Cuba não mudará de um dia para outro. E, se o lobby cubano-norte-americano quiser acelerar o processo, deverá apoiar o fim do embargo comercial, afirmou o jornal The Gulf News, dos Emirados Árabes Unidos.

Em meados do mês passado, Estados Unidos e Cuba deram o primeiro passo para normalizar os laços diplomáticos pela primeira vez em mais de 50 anos, recordou o jornal. Antes, houve uma troca de presos, acompanhada de uma declaração sobre a reabertura de uma missão norte-americana em Havana, enquanto Washington também relaxou normas sobre o envio de dinheiro para os cubanos residentes nos Estados Unidos. Agora poderão mandar US$ 2 mil para Cuba a cada três meses.

“O lobby cubano nos Estados Unidos criticou a reconciliação com os irmãos Castro”, afirmou o jornal. “Após os últimos acontecimentos em Havana, talvez tenham um argumento válido”, acrescentou. O The Gulf News recordou que um “microfone aberto” instalado na Praça da Revolução, no centro da capital cubana, para que a população desse sua opinião sobre o que esperavam de 2015, acabou com 50 detidos, segundo a imprensa. E, embora a maioria logo tenha sido libertada, cerca de uma dezena continua presa.

“Mas, antes que os cubano-norte-americanos digam ‘viram, nós dissemos’, devem recordar que a administração Castro está no poder desde os últimos dias do governo de Eisenhower, os irmãos viram passar todos os presidentes dos Estados Unidos, enquanto controlam a vida política na ilha”, acrescentou o jornal. Envolverde/IPS