Existem várias maneiras de incentivar a sociedade a reciclar. Em Jundiaí, interior de São Paulo, o comércio de lixo nunca foi tão saboroso. Os moradores criaram um projeto chamado “Delícia de Reciclagem”, onde eles trocam recicláveis por verduras e legumes produzidos na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam) do município, que cultiva uma horta.
“O que antes poderia estar jogado e até impedindo a vazão de água das galerias de águas pluviais, hoje é moeda de troca para alimento. Todos ganham com isso”, contou o prefeito Miguel Haddad, no portal Jundiaí Online.
Com mais de 30 mil pés de verduras – como alface, chicória, couve e beterrada – a própria horta também é alimentada a partir de reutilização. O adubo utilizado é natural feito a partir de galhos e troncos de árvores retirados durante as podas. Até o espantalho para espantar os pombos foi feito com restos de materiais encontrados nas ruas da cidade.
Criado em dezembro de 2012, o projeto entrega semanalmente, com uma Kombi da prefeitura, os alimentos para 500 famílias que não têm acesso ao serviço de coleta seletiva. Em troca, os moradores entregam garrafas de plástico, vidro e papelão que serão reciclados.
A iniciativa não é pioneira no Brasil nem no restante do mundo, a exemplo da cidade de Curitiba que já realiza a ação, assim como a Cidade do México, capital mexicana.
* Publicado originalmente no site EcoD.