CINGAPURA, 12 de julho de 2018 (WAM) – Uma delegação dos Emirados Árabes Unidos (EAU), liderada pelo Dr. Thani bin Ahmed Al-Zeyoudi, Ministro das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, realizou uma visita oficial de quatro dias a Cingapura que incluiu participação na Semana da Sustentabilidade Urbana.
Durante os anais do fórum, o Dr. Al-Zeyoudi realizou reuniões individuais com vários altos funcionários do governo e representantes de empresas privadas de todo o mundo. As reuniões envolveram o intercâmbio de conhecimentos e discussões sobre os últimos desenvolvimentos em áreas de interesse comum, incluindo a sustentabilidade dos recursos naturais, a biodiversidade e a energia limpa. Além disso, os delegados visitaram várias instalações agrícolas e ambientais e ganharam experiência em primeira mão das tecnologias e práticas inovadoras em vigor.
“Embora os EAU tenham apenas 47 anos, ao longo de sua história, seus líderes sempre tiveram a sustentabilidade no coração. Entre os produtos de nossos esforços estão o Plano Nacional de Mudanças Climáticas dos Emirados Árabes Unidos 2017-2050 e a Estratégia de Energia dos Emirados Árabes Unidos 2050, que inclui uma meta de energia limpa de 50% até 2050”, disse ele.
Enfatizando o papel central dos Emirados Árabes Unidos no fortalecimento da sustentabilidade ambiental em todo o mundo, o Dr. Al-Zeyoudi acrescentou: “Os Emirados Árabes Unidos apoiam os países em desenvolvimento em seus esforços de sustentabilidade ambiental através de empréstimos suaves e doações. O país também abriga plataformas internacionais, como a Semana Anual de Sustentabilidade de Abu Dhabi e a Cúpula Mundial do Governo, que promovem soluções sustentáveis e de energia limpa. ”
Falando sobre a escassez de água nos Emirados Árabes Unidos, Dr. Al-Zeyoudi explicou: “Como a escassez de água é um grande desafio para os EAU, estamos explorando inovações para alcançar um abastecimento sustentável de água, incluindo o uso de energia renovável na dessalinização. O trabalho liderado pela Masdar mostrou resultados promissores com eficiência 75% maior do que os métodos convencionais. Também adotamos um programa de melhoria da chuva ambientalmente seguro que conseguiu aumentar as chuvas no país”.
Ele destacou que os Emirados Árabes Unidos têm uma das maiores taxas de geração de resíduos per capita do mundo, e o governo trabalha incessantemente para tratar dessa questão, acrescentando que o país estabeleceu a ambiciosa meta de reduzir a geração de resíduos em 75%.
Além disso, Dr. Al Zeyoudi observou que os Emirados Árabes Unidos estão priorizando o plantio de manguezais, que são parte integrante do ecossistema de carbono azul do país, que tem um impacto positivo no ambiente marinho e contribui para a redução de CO2.
Falando sobre a iniciativa dos EAU de aumentar a conscientização sobre práticas sustentáveis, ele disse: “Os Emirados Árabes Unidos não poupam esforços para educar indústrias e o público sobre o conceito de consumo e produção sustentáveis para garantir a preservação de seus recursos para as gerações futuras”. (#Envolverde)